Primeiro juiz cego do Brasil fala sobre inclusão de pessoas com deficiência visual
Palestras gratuitas na Uninter reúnem profissionais renomados
Em 1990, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca foi aprovado em um concurso para ocupar uma vaga de juiz no Tribunal Regional de São Paulo (TRT-SP), mas foi desclassificado por não enxergar. “Alegavam que um cego não poderia ser juiz. Foi um impacto. Eu não esperava uma decisão assim, principalmente partindo da justiça”, relata.
Fonseca é doutor em Direito e em Direitos Humanos, nomeado em 2009, desembargador do Ministério do Trabalho do Paraná e o primeiro juiz cego do Brasil. No dia 24 de março (quinta-feira) ele ministra uma palestra no Centro Universitário Internacional Uninter para contar como essas e outras histórias deram força para seguir sua luta e chegar onde está.
Além do desembargador, participam da noite de palestras o professor Enio Rosa, presidente do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), e o professor Paulo Ricardo Ross, doutor em Educação pela UFSC. Os três palestrantes são cegos e abordam um dos assuntos mais discutidos da atualidade, a “Tecnologia Assistiva”. O termo é usado para identificar os vários recursos e serviços que contribuem para melhorar a qualidade de vida e a inclusão de pessoas com deficiência , desde a estimulação essencial de bebês cegos e braile até a orientação, mobilidade e uso softwares.
Segundo Leomar Marchesini, fundadora e coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Uninter (SIANEE), a lei de inclusão é muito recente, começou a vigorar em janeiro de 2016, e muitas pessoas nem sabem que existe. “É muito importante divulgá-la e fazê-la conhecida em todo Brasil”, completa.
O evento será promovido pelo SIANEE em parceria com a Escola Superior de Educação da Uninter e o Instituto Paranaense de Cegos (IPC).
Serviço
Palestra Tecnologia Assistiva
Quando: Dia 24 de março, 19 horas;
Quanto: Gratuita e aberta ao público;
Onde: Auditório Campus Garcez – Av. Luiz Xavier, 103 – Centro.
Inscrições gratuitas portal.uninter.com/extensão ou no dia do evento
Deixe um comentário