Volta às aulas: “Alunos precisam ser preparados para um mundo que ainda não existe”, diz especialista
Leandro Karnal desafia professores a educar uma geração que não consegue se manter concentrada por muito tempo
“A educação precisa ser de vanguarda, porque o mundo do meu aluno não existe”, disse o educador Leandro Karnal, em encontro de professores do Colégio Positivo, em Curitiba (PR). Na palestra “Educação no Mundo Líquido”, o especialista relacionou os conceitos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman com o futuro da educação. De acordo com Bauman, a sociedade vive a “modernidade líquida”, em que nada foi feito para durar, no “mundo da incerteza”. “Fui aluno no momento em que os professores tinham toda a razão e hoje sou professor num momento em que o aluno tem toda a razão”, afirma Karnal. “A geração X foi formada por um mundo sólido, no qual todos achavam que estavam certos, mesmo quando estavam errados”, disse Karnal. Para ele, atualmente, não há respostas corretas porque tudo muda a todo momento.
Segundo o especialista, o símbolo da liquidez é o que acontece a todo momento no mundo, no qual as pessoas estão num lugar com o corpo, mas parte da consciência está em outro lugar. Essa situação é ainda é mais real para os jovens, que já nascem conectados. “Estar conectado, para eles, é existir – e não estar é não existir”, afirma. Para o professor, o momento é mais importante que o sentido. “Nunca batemos tanta foto como hoje em dia e sequer olhamos para elas depois”, exemplifica. Dessa forma, nunca foi tão difícil manter um aluno concentrado, de corpo e mente em sala de aula.
A forma de ensinar precisa ser mudada, segundo Karnal. Para ele, é necessário transmitir conhecimento válido, crítico e, ao mesmo tempo, relevante aos alunos. “Precisamos fazer da sala de aula um espaço significativo de transformação do ser humano”, completa. De acordo com o educador, os estudantes precisam ser preparados para atender os novos valores exigidos dos profissionais do século XXI: resiliência, habilidade cultural diversificada, aprender a aprender, indagação permanente de paradigmas e paciência.
Mesmo em um ano que promete ser difícil, transformar a sociedade brasileira por meio da educação é um grande desafio, segundo o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann. “Com a vontade de mudar o futuro, os professores precisam ajudar a transformar o caos em coisa boa para formar cidadãos melhores e, assim, mudar a sociedade”, ressalta. A palestra de Leandro Karnal fez parte da Positivação (Semana Pedagógica do Colégio Positivoe reuniu 500 profissionais, entre dirigentes, gestores, coordenadores e corpo docente das quatro unidades do Colégio Positivo, em Curitiba (PR).
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.
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