PATRÍCIA DE DEUS – IDEIAS E PAPÉIS ABRE O CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES DO “PDD – ESPAÇO DE ARTE” COM A MOSTRA “CONTOS BORDADOS”.
BORDADEIRAS DO GRUPO AMIGAS DA AGULHA APRESENTAM BORDADOS INSPIRADOS EM CONTOS DE MARINA COLASANTI
Em outubro de 2015, a Patrícia de Deus – Ideias e Papéis inaugurou o PDD – Espaço de Arte, localizado no interior da loja e destinado a exposições e trabalhos artísticos. Em 2016 o espaço se consolida com um calendário fixo mensal de mostras e, para abrir o ano, será lançada no dia 16 de janeiro, às 11h, a coletiva Contos Bordados.
A exposição reúne os trabalhos das bordadeiras do grupo Amigas da Agulha. Inspirada em contos Marina Colasanti, cada uma criou um bordado que representa um mês específico do ano. Ao final, eles foram fotografados e transformados em um calendário. No PDD – Espaço de Arte serão expostos os bordados originais, além do calendário final.
Com curadoria de Marie-Thérèse Pfyffer, os bordados são de autoria de Ana Deister, Fátima Coelho, Vaní Luiza Cipriano, Zélia Melo, Neuza Oli Vieira, Regina Drumond, Rosângela Gualberto, Selma Fabrini, Umeko Marubayashi, Valéria Pimenta, Ilka Finotti, além da própria curadora. O Amigas da Agulha surgiu em 2010 com os objetivos de estimular a criatividade e de resgatar as memórias das participantes.
O grupo se reúne mensalmente para trocar ideias e técnicas de bordados, além de contar histórias e refletir. “Descobri que quando as mulheres se agrupam para bordar, elas falam, riem e elaboram questões de suas angústias e experiências. Nesses momentos, bordamos e rebordamos a trama do sentido de nossas existências. Ponto por ponto, tentando, desmanchando, refazendo, avaliando, errando, combinando cores, começando de novo: esta é a forma com que as mulheres sabem cuidar do fio da vida”, conta Valéria Pimenta.
Bordando no Banquinho
Na ocasião do lançamento da exposição “Contos Bordados”, as Amigas da Agulha participam do evento “Bordando no Banquinho”, no qual estarão bordando, ao vivo, e todos os amantes da técnica poderão participar levando seu material. A ação acontece do lado de fora da loja, no Banquinho PDD.
O banquinho surgiu de uma ideia da proprietária, Patrícia de Deus, que aproveitou a sombra de uma árvore em frente à loja e instalou um banco de praça. O que seria um simples banco se transformou no maior sucesso. “Alguém que está passando e resolve descansar, o namorado esperando a namorada, uma senhora, uma criança, uma pessoa tomando um sorvete… Sempre tem alguém atraído pelo banquinho. E eu, que já gosto de uma conversa, acabo interagindo”, conta Patrícia.
As divertidas conversas no banquinho renderam fotos para as redes sociais. “As fotos são tão espontâneas que os clientes foram aparecendo e pedindo ‘vim pra tirar foto no banquinho’. No fundo acho que essa pausa chamou a atenção das pessoas. Uma sombra, um banco e uma companhia dão um respiro no dia-a-dia agitado”, explica.
O Banquinho PDD ganhou um selo, uma hashtag e agora recebe visitas ilustres e eventos como saraus, oficinas de pintura e, agora, de bordado. Mas continua disponível pra qualquer pessoa que precise de uma pausa, de um respiro.
SERVIÇOS: Contos Bordados
Data: de 16 de janeiro a 10 de fevereiro.
Endereço: Patrícia de Deus – Rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi.
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 19h. Sábados, das 9 às 14h.
Entrada Gratuita.
Deixe um comentário