Crianças do Sion lançam livros

Pais e convidados foram recebidos para manhã de autógrafos.

 

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Sion acabam de lançar livros produzidos por eles durante o ano letivo. O projeto, comandado pela escola há anos, traz para a criança a possibilidade de fazer, em parceria com todos os demais alunos do mesmo ano, um livro editado e colocado a venda na livraria. “É um momento muito especial para todos, pois muitas crianças mostram um potencial criativo na escrita que surpreende, além dos exímios desenhistas, que têm a oportunidade de registrar seu talento”, revela a coordenadora Maria Cristina Montingelli, que afirma que a linguagem é a expressão do pensamento. “Ao comunicar-se com o mundo, a criança organiza e expõe sua forma de pensar e relaciona conhecimentos ampliando os níveis de desenvolvimento. A comunicação escrita é um avanço deste processo, pois nele a criança tem mais subsídios do código escrito de sua cultura, e estabelece uma comunicação mais apurada, o que requer recursos de pensamento e imaginação também mais elaborados”.

Escolha do tema

O tema deste ano no Batel foi “Invenções e descobertas da humanidade”. Conduzido com orientação dos professores, o livro proporcionou ainda a oportunidade de retomar gêneros textuais diferenciados, enriquecendo o processo de escrita. “As correções e reescritas foram também fundamentais, pois nas retomadas dos textos, surgiram novas ideias e as orientações dos professores auxiliaram a organização do pensamento para uma exposição escrita de mais qualidade. As professoras de Artes também proporcionaram um espaço importante para as ilustrações dos textos”, completa a coordenadora.

O livro é feito em parceria com a editora NAV, que realiza a diagramação e supervisão editorial. A tiragem inicial é de 300 exemplares.

Já na sede Solitude, o tema norteador foi a “Eletricidade”. O título do livro é Lucas e Teddy: os viajantes do tempo. “A história é sobre dois amigos que viajam no túnel do tempo. É uma história deliciosa, que conta sobre o desenvolvimento e surgimento das tecnologias. Iniciamos o trabalho desde o início do ano, pois o tema foi contextualizado nas fichas de Língua Portuguesa”, conta Lia Beatriz Munhoz da Rocha, Coordenadora do Ensino Fundamental I no Solitude.

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*