Arte para integração e reinserção social
El Torombo, famoso bailaor flamenco traz para Curitiba seu projeto de reabilitação de dependentes químicos através da dança
De 15 a 20 de outubro, Curitiba recebe a visita ilustre do bailaor espanhol Francisco José Suárez, conhecido como “El Torombo”. Durante sua passagem na cidade o bailaor ministrará um workshop para alunos de flamenco, fará uma visita ao Colégio Passionista de Colombo, com seu programa de prevenção às drogas, e em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Comissão de Política de Drogas da OAB/PR, representada por Diogo Busse, levará sua filosofia e experiência de vida relacionada ao uso de drogas aos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Curitiba.
Na Espanha, o bailarino se dedica aos palcos, ao ensino do Flamenco e também conduz o coletivo Ededart, cujas ações buscam levar através da arte liberdade para as pessoas que estão em algum tipo de cárcere, metafórico ou em concreto. Como ex-usuário de drogas, um dos públicos preferidos de trabalho do maestro Torombo são os dependentes químicos, e também a prevenção ao uso de drogas, sempre tendo como foco o indivíduo e a sua dignidade.
Os eventos são promovidos pelo grupo Perla Flamenca, que após o retorno de Torombo à Espanha, dará continuidade ao trabalho social iniciado pelo bailarino junto aos CAPS. Segundo Miriam Galeano, diretora do Perla Flamenca, o trabalho é baseado em dinâmicas de grupo, focando sempre no ritmo e no sentir da música, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio da arte flamenca, pois “a linguagem da arte e da música é universal”, comenta.
Para o workshop que acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro, já estão inscritos estudantes de Flamenco vindos de São Paulo, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre e Paraguai. Após o encerramento das aulas, na noite do dia 17, o grupo Perla Flamenca promove um Tablao, no qual todos terão a oportunidade de ver o maestro Torombo atuando no palco, em conjunto com profissionais de vários estados. Depois de visitar Curitiba, Torombo segue sua turnê passando por Belo Horizonte, Campinas, Paraguai, Chile e Uruguai.
Sobre El Torombo:
Francisco José Suárez Barrera “El Torombo” é sevilhano e iniciou sua carreira aos sete anos de idade. Viajou por vários países da Europa, América e Ásia, trabalhando ao lado de figuras como Juana Amaya, Belén Maya, Mario Maya, Farruquito, Manuela Carrasco, La Susy, Tomatito e Potito. Atualmente, além de se dedicar aos palcos e ao ensino do Flamenco, conduz o coletivo Ededart.
Sobre o Grupo Perla Flamenca:
Após 13 anos de muita dedicação ao Flamenco no Brasil e no exterior e com o objetivo de sempre difundir esta arte, Miri Galeano “La Perlita” e Jony Gonçalves criaram o grupo “Perla Flamenca Arte em Movimento”. O objetivo do grupo é compartilhar e transmitir a arte a pessoas de qualquer idade, gênero e nacionalidade. Utilizando a linguagem universal da música, o grupo desenvolve diversas atividades, tais como aulas de dança, aulas de violão flamenco, encontros sobre teoria e história do Flamenco, bem como apresentações e workshops com artistas nacionais e estrangeiros.
Diretores do Grupo:?Miri Galeano “Perlita” Coreógrafa e Bailaora;?Jony Gonçalves Músico – Guitarrista
Contato: (41) 95717379 e (41) 3024 3666
Serviço:
Atividades que Torombo realizará em Curitiba:
- Visita e workshop de Torombo nos CAPS
Dia 19/10/2015, às 9hs – Grupo Adulto. CAPS Boa Vista (Rua Governador Jorge Lacerda, 687, Guabirotuba).
Dia 19/10/2015, às 14hs – Grupo Infanto-juvenil. CAPS AD/TM (Casa do Piá II, rua Miguel de Lazzari, s/nº, ao lado da US Vista Alegre).
Dia 20/10/2015, às 9hs – Grupo Adulto. CAPS Bacacheri (Rua Holanda, 288, Bacacheri)
As oficinas realizadas nos CAPS serão gratuitas e são abertas aos profissionais envolvidos nas atividades dos CAPS e de outras instituições afins, governamentais ou não governamentais.
- Tarde recreativa no Colégio Passionista de Colombo
- Dia 20 de outubro em horário a confirmar.
- Workshop para bailarinos e interessados no FlamencoDias 15 a 18 de outubro, no espaço Up Life (Rua Cláudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro), nos seguintes horários: quinta-feira e sexta-feira das 19h às 22:45h; sábado das 10h às 13:15h; domingo das 15h às 18:30h.Mais informações pelos telefones: (41) 95717379 e (41) 95202051
- Tablao – Espetáculo FlamencoDia 17 de outubro, às 20hs, no Espaço Up Life (Rua Cláudio Manoel da Costa, 623, Bom Retiro). Ingressos à venda no local.
Deixe um comentário