SESC ÁGUA VERDE EXIBE: Nhô Belarmino & Nhá Gabriela – Causos e Histórias da vida
A dupla sertaneja mais famosa da cidade e do estado foi homenageada na abertura da exposição Nhô Belarmino & Nhá Gabriela – Causos e Histórias da vida que apresenta fotografias, discos, livros, materiais de divulgação, roupas e instrumentos musicais dos músicos. A mostra foi viabilizada por meio do empréstimo dos materiais guardados por Ivan Graciano, músico, compositor e filho da dupla.
A carreira de Nhô Belarmino começou aos 12 anos, quando se apresentava com a irmã Pascoalina, em festas de sua cidade natal, já adotando o nome artístico que o consagraria. Em 1936, Belarmino fez sua primeira composição, “Linda serrana”. Em 1937, na Rádio Clube, conheceu Júlia Alves, com quem se casou e formou uma dupla. Em 1959, gravaram o primeiro disco interpretando o xote “Mocinhas da cidade” e o baião “Paranaguá”, ambas de autoria de Belarmino. No mesmo ano, Belarmino gravou um disco solo tocando a polca “Sanfoneiro de Curitiba” e a valsa “Caprichosa”. Em Curitiba, fizeram durante vários anos um programa de rádio diário e na TV, aos domingos, o programa “Minha palhoça” onde contavam causos e histórias. A dupla fez diversas gravações nas décadas de 60 e 70.
Maior sucesso da dupla, “Mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino) foi gravada pela primeira vez nos anos de 1950 e foi homenageada com a fonte Mocinhas da Cidade, localizada no centro de Curitiba.
Em outubro, ambos serão homenageados no Encontro Sesc de Corais, a ser realizado na unidade Água Verde.
Local: Galeria de arte
De 10 de setembro a 31 de outubro.
De 2° a 6° feira das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h
Deixe um comentário