AMIZADES REAIS EM REDES SOCIAIS
"A amizade é uma alma com dois corpos." Aristóteles
INTERNET
O mundo pode se dividir em duas etapas: a.I. e d.I.(antes da internet e depois da internet) que começou por volta dos anos 90 do século passado. Dentro da história da humanidade, este período pode ser comparado a um grão de areia no deserto. Porém, este grão promoveu uma revolução em escala que ainda não podemos dimensionar. Mesmo para quem não gosta, torce o nariz, não usa as redes sociais, é quase impossível ver o mundo sem ela – a poderosa internet! E, nem adianta reclamar, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.
REDES SOCIAIS
O mundo virtual, muitas vezes, parece um mundo sem lei, e, portanto, é natural que muitas pessoas coloquem suas manguinhas de fora. É fácil falar mal dos outros, opinar sobre coisas das quais você não tem domínio, ver vídeos, digamos, não educativos, e até cometer crimes virtuais. Por outro lado, há muita coisa positiva em estar antenada. Não daquele tipo chato que dá bom dia, boa tarde e boa noite, fotografa todo o tempo a sua rotina, e por ai vai. É possível fazer boas coisas pelas redes sociais. Tenho vários exemplos, cito um: a campanha para arrecadar materiais artísticos para o Nyltow Rafael (o menino artista que respira com ajuda de aparelhos). A campanha foi um sucesso e atingiu pessoas que eu nem conhecia. Outro aspecto positivo, reencontrar amigos e fazer novas amizades. Recentemente, eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Sonia Madruga. Tínhamos desde 2009 um contato apenas virtual. O encontro foi maravilhoso, aliás, aconteceu na cidade maravilhosa – Rio de Janeiro. Ao vivo a querida Sonia Madruga é mais linda (olhos brilhantes), gentil, amável, querida, iluminada, talentosa e tantos adjetivos que nem dá para mencionar todos aqui. E, por meio do nosso contato virtual pude participar do projeto Música no Museu.
O Música no Museu é inspirado no que é realizado nos museus mais importantes do mundo, como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre (Paris), Prado (Madrid), entre outros. Artistas plásticos renomados ilustraram a capa do projeto Música no Museu como Ziraldo, Miguel Paiva, Mário Mendonça, Vergara, Carlos Bracher e a própria Sonia Madruga que também foi curadora deste projeto, entre outros. As obras estão em exposição permanente na Academia Brasileira de Filosofia do Rio de Janeiro.
Texto original enviado pela artista plástica e curadora Sonia Madruga
TAPETE VERMELHO para Katia Velo
Há cinco anos conheci aqui na internet a Katia Velo, artista plástica, colunista e professora de arte, que mora no Paraná. Aqui em nosso mundo virtual, primeiro a gente mostra a alma, expressa a forma de pensar, depois vem tudo o mais. Começou então uma rica troca, compartilhamos muitas atividades e alegrias, estivemos juntas em muitas emoções. Afinidade, admiração e amizade aconteceram naturalmente. Há poucos dias, foi uma alegria receber um Whatsapp da querida Katia: “Estou de passagem pelo Rio, de férias com a família. Quero levá-los para visitar a exposição do acervo do Música no Museu.” Imediatamente tornou-se minha prioridade. A escolha do local de encontro foi perfeita.
Katia Velo foi uma grande parceira e apoiadora na construção do acervo Música no Museu, além da participação da artista, através dela participaram Eloir Amaro Junior, Claudia De Lara, Marisa Vidigal e João Evangelista. Katia Velo, cujo entusiasmo e apoio foram fundamentais, alegrando e agregando valor aos trabalhos. Katia indicou artistas, divulgou, incentivou, e somos muito gratos e reconhecidos. A sua amizade foi um presente, um fruto.
Na Associação Brasileira de Filosofia fomos cordialmente recebidos por um acadêmico. Caminhamos entre as paredes da exposição em animada conversa, apreciando, entre muitas fotos e sentimos orgulho do conjunto da obra. O encontro ao vivo potencializou bem-querer e o brilho nos olhos revelou a alegria que sentíamos. Uma história dentro de um sonho. Um sonho de um mundo em que as Artes e as pessoas comungam ideais e celebram a vida em fraternidade. Obrigada Katia Velo, foi um prazer conhecê-la e receber a visita de sua entusiasmada e talentosa família. Quero mais!
O nosso MUNDO e seus presentes maravilhosos.
Katia Velo querida, que bom viver essa história! Já temos um passado, escrito com pincel, caneta e teclado digital … e o futuro é nosso!!!!
Adorei a matéria, adoro o que significa. Agradecida. Beijos e saudações cariocas, plenas cores de Afeto!!!
Querida SONIA MADRUGA!
Fico muito feliz em compartilharmos estes sentimentos e emoções.
Beijos, Katia Velo