EXPOSIÇÃO “NOSSOS CAMINHOS” ABORDA TEMA POLÊMICOS: HIV/AIDS E USO DE DROGAS
A exposição “NOSSOS CAMINHOS foi pensada como um projeto que pretende desenvolver no expectador através da sensibilização pela arte as condições para um trabalho de prevenção nas doenças infecto-contagiosa: como HIV/AIDS e hepatites virais. Bem como na prevenção do uso de drogas licitas ou ilícitas.
O público alvo é a comunidade em geral na qual busca-se multiplicadores da mensagem de prevenção pois, hoje Paranaguá é a sétima cidade em incidência de pessoas contaminadas pelo HIV/AIDS no Brasil e a primeira em incidência no Paraná.
“Nossos Caminhos” é um projeto que utiliza a arte em prol da saúde. Uma exposição realizada pelas artistas: Amarílis Jusi, Bení Moura e Viviane Papanastassiou que foram impelidas a criar obras que constituem um caminho onde o expectador ao penetrá-lo será conduzido a restituir-se e tomar posse de si mesmo para adquirir a condição de sujeito do seu próprio destino.
A exposição “Nossos Caminhos” reúne instalação, objeto, vídeo e fotografia, onde, os diversos elementos artísticos são mesclados em elaborações estéticas visíveis do imaginário das artistas e dos trabalhadores da saúde. Assim, cada obra contém uma narrativa expressiva onde, cada detalhe se articulam e interagem com o observador.
O acesso a esse universo será feito pelos sentidos, além da visão, o tato e do olfato. Essas sensações permitirão ao caminhante encontrar revelações inesperadas, íntimas e pessoais.
A questão do enfrentamento e da dificuldade encontradas na área da saúde é evidente e muito intensa para todos nós cotidianamente. O projeto foi pensado e trabalhado por artistas e profissionais da saúde como forma de construção de novas condições e perspectivas de relacionamento com a realidade e juntos, todos buscaram tornar visível, uma realidade que socialmente muitos se esforçam para esquecer.O projeto “Nossos Caminhos” propõe um conjunto de ações através da união dos diversos Órgãos Públicos que visam uma atuação para além, de uma mera exposição. Busca uma perspectiva de superação para a dificuldade da sociedade contemporânea na prevenção das doenças infecto – contagiosas bem como na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e juntos utilizam-se da arte, enquanto representação e dispositivo do imaginário com a finalidade de reencontrar a vida.
Deixe um comentário