Responsáveis pela educação

Família e escola assumem diferentes obrigações, para um mesmo resultado: a educação infantil

Há quase 20 anos, a Educação Infantil foi retirada da alçada da Ação Social, passando a ser a primeira etapa da Educação Básica, segundo a LDB de 9394/96, que também reafirma o direito à educação, garantida pela Constituição Federal. Sendo assim, o foco desse ensino é a formação integral levando em conta os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais da criança. Mas a maior dúvida que fica é quando termina a responsabilidade educativa destinada à escola e inicia a da família.

 

Para o diretor acadêmico do Colégio Medianeira, Fernando Guidini, os educadores e a família devem estar juntos nesse objetivo, mas cada um tem tarefas únicas a seguir. “Enquanto a escola trabalha o conhecimento, transformando-o em mais e melhor aprendizagem e objetivando a formação de pessoas, a família deve sustentar estruturas que garantam, ao aluno em formação, o melhor aproveitamento do que a instituição escolar lhe oferece. Trata-se da garantia do acompanhamento ao aluno, apoio familiar e estabelecimento de regras. Pais e mães são autoridades, suporte e referência. Escola e família necessitam ter clareza quanto aos seus papéis, confiando mutuamente e assumindo o educar de forma coletiva”, comenta.

 

Levando em conta que a instituição é um local onde a criança vivencia e experimenta relações tão diversas, o diretor também lembra a importância do desenvolvimento de projetos e aulas diferenciadas com assuntos atuais. “Professores e toda a equipe pedagógica necessitam de atualização em seus planejamentos de ensino, em uma releitura constante da atualidade, atendendo aos temas que diariamente chegam às salas de aula. É nesse sentido que realizar uma aula diferenciada, mediada pela leitura ou outras estratégias metodológicas, pode auxiliar no processo de aprendizagem”.

 

 

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