Nostalgia e incentivo à leitura

Os famosos livros da Coleção Vaga-Lume, da editora Ática, serviram como base para o atual projeto de incentivo à leitura do Colégio Medianeira. Aproximadamente 240 crianças, entre nove e dez anos, matriculadas no 5º ano escolar, conheceram as obras que fizeram parte da infância de seus pais e mergulharam no mundo de aventura dos livros infanto-juvenis.

 

A professora Suzana Lima conta que o trabalho ainda está em andamento e que segue a metodologia de leitura acompanhada. “Percorremos capítulo por capítulo, página por página, desvendando o enredo e a própria estrutura narrativa explorada pelos autores. Para as crianças falamos em segredos de escrita”, comenta.

 

Para completar o projeto, o Medianeira reuniu notícias sobre a coleção, depoimentos de estudiosos da literatura e, principalmente, testemunhos de pais e professores que cresceram acompanhados desses livros. Esse material pode ser visualizado no canal do Youtube do colégio, ou pelos links http://bit.ly/Série_Vagalume_Medianeira e http://bit.ly/Série_Vagalume_Medianeira_2.

 

“De quebra os alunos ainda descobriram que livro bom não precisa ter capa dura ou papel couchê, pode ser amarelinho e meio rasgadinho, mas o que importa mesmo está no interior”, essa foi a observação da professora Priscila Dias, que também é responsável pelo projeto. A profissional completa descrevendo a importância dos livros da coleção. “Um livro como ‘Aventuras de Xisto’, por exemplo, remete a ‘Dom Quixote’, aponta o caminho para a biblioteca e vemos que as crianças o estão trilhando. Redescobriram os livros dos pais, dos avós, dos tios e da escola. A Vaga-Lume continua funcionando na conquista de novos leitores”, lembra.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*