Livro investiga fotografias tiradas por artistas das décadas de 60 e 70
Curitibana Juliana Gisi lança "60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos" no dia 31 de março no DeArtes.
A professora e artista visual Juliana Gisi mergulhou em fotos clicadas e em textos escritos por importantes artistas plásticos durante os anos 1960 e 1970. Entre nomes como Marina Abramovic, Robert Smithson, Edward Ruscha e Jan Dibbets, ela analisou imagens e documentos para criar sua tese de doutorado, que agora sai reestruturada em forma de livro. Contemplado pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, “60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos” será lançado no dia 31 de março, terça-feira, às 16h, no DeArtes – Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, com distribuição gratuita de exemplares.
Juliana queria entender o que era a fotografia para aqueles artistas que a tomaram como meio para suas produções plásticas e afirmaram que o resultado que obtinham não possuía qualidade estética. “Voltei-me para os textos que estes artistas haviam escrito na época como uma valiosa fonte de informações que me possibilitaria um confronto com suas ideias”, explica a autora. “A análise desses discursos me proporcionou uma aproximação ao modo como eles, naquele momento histórico, abordaram a fotografia na intersecção com sua prática artística”, complementa.
Os artistas foram selecionados a partir de uma pesquisa minuciosa feita em antologias de escritos que continham textos das décadas de 1960 e 1970 em que a fotografia era abordada ou discutida. No entanto, a prática era pouco citada em discursos da época em comparação, por exemplo, com a pintura. “Revelou-se, naquele momento histórico, um processo complexo de estabelecimento da fotografia como um objeto para o saber artístico, cujos desdobramentos sentimos na produção atual”, continua a pesquisadora.
De acordo com a autora, a fotografia na arte existe pelo discurso – tanto visual quanto textual – que a toma como objeto, e, neste sentido, estava sendo inventada para aquele momento, nos escritos e na produção plástica dos artistas. “De alguma forma, podemos extrair daí uma teoria da fotografia construída pela perspectiva dos artistas”, conta Juliana na introdução do livro. A publicação será distribuída durante o lançamento e enviada para universidades públicas de todo o Brasil.
Sobre a autora
Juliana Gisi nasceu em Curitiba, cidade onde cursou o Curso Superior de Pintura na Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Continuou sua formação com uma Especialização em História da Arte do Século XX na EMBAP, um Mestrado em Educação na PUC-PR e um Doutorado em Artes Visuais na UFRGS. Desde 2005, é professora da Universidade Federal do Paraná no setor de educação.
Sua produção artística, principalmente em fotografia, inclui exposições coletivas como “caixa d’água” (Centro Cultural Solar do Barão, Museu da Fotografia, 2013), “Sobrespaços” (Espaço Tardanza, 2012), “Estado da Arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná – 1970-2010” (Museu Oscar Niemeyer, 2010), “Possíveis Conexões” (Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2008), entre outras.
Artistas citados na obra
Robert Smithson (Estados Unidos), Edward Ruscha (Estados Unidos), Jan Dibbets (Holanda), John Baldessari (Estados Unidos), Douglas Huebler (Estados Unidos), Sol LeWitt (Estados Unidos), Dan Graham (Estados Unidos), Vito Acconci (Estados Unidos), Eduardo Costa (Argentina), Raúl Escari (Argentina), Roberto Jacoby (Argentina), Terry Atkinson (Inglaterra), Hans Haacke (Alemanha), Gerhard Richter (Alemanha), Dennis Oppenheim (Estados Unidos), Arnulf Rainer (Áustria, Richard Hamilton (Inglaterra), Lucas Samaras (Grécia), Giorgio Ciam (Itália), Lynda Benglis (Estados Unidos), Adrian Piper (Estados Unidos), Eleanor Antin (Estados Unidos), Marina Abramovic (Sérvia), Victor Burgin (Inglaterra).
Serviço:
Lançamento do livro “60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos”, de Juliana Gisi
Dia 31 de março, terça-feira, às 16h
Local: Departamento de Artes da UFPR – Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel
Os livros serão distribuídos gratuitamente no local
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