UP lança Universidade da Maturidade em Curitiba
Instituição oferece 13 cursos exclusivos para o público acima de 60 anos
Com o objetivo de aprimorar conhecimentos, potencializar saberes e promover a saúde física e mental de pessoas da terceira idade, a Universidade Positivo lança em Curitiba a Universidade da Maturidade. Os cursos são realizados em quatro núcleos: saúde e qualidade de vida, administração, psicologia e cultura. Todos serão ministrados no novo câmpus da Praça Osório, à exceção de hidroginástica e musculação, que acontecem no câmpus Ecoville.
“Esse projeto estava planejado desde o ano passado e, com a abertura do novo câmpus, ganhou fôlego em função da localização central, o que favorece às pessoas da terceira idade de toda a cidade”, revela o coordenador do curso de Educação Física da UP e responsável pela Universidade da Maturidade, Zair Candido de Oliveira Netto. As aulas vão acontecer no período da tarde, com duração de 1h30, pensando em facilitar a rotina dos alunos. “Nossa ideia é que eles possam fazer os cursos que desejam no período da tarde e deslocar-se antes do horário de rush”, explica.
Os cursos diversos – atualidades, aprimoramento pessoal, dança, espiritualidade, informática, oficina da memória, musicalização, pintura e arte, teatro e línguas, além de aulas de alongamento, hidroginástica e musculação – acontecem das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, na segundas, quartas e sextas-feiras. Apesar dos módulos semestrais, o sistema de ensino permite a entrada de alunos a qualquer momento. Um dos diferenciais serão os passeios, que vão ocorrer na última quarta-feira do mês.
Potencial
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está envelhecendo em uma velocidade maior do que a das sociedades mais desenvolvidas e, nos próximos 20 anos, a fatia da população acima dos 60 anos deve atingir quase 40% do total de habitantes do país. Essa nova configuração da “pirâmide etária” brasileira cria oportunidades de negócios para esse público.
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os maiores de 60 anos injetam R$ 28,5 bilhões por mês na economia brasileira. “A Europa já passou por este processo e nós, no Brasil, estamos começando, em razão do aumento da expectativa de vida. Essas pessoas estão em busca de mais atividades e de ocupar o seu tempo ocioso”, afirma Oliveira Netto. “Nossa percepção é de que faltam projetos voltados a essa faixa etária. Queremos oferecer cursos que valorizem e agreguem valor a essas pessoas, saindo do âmbito do assistencialismo”, reforça o coordenador.
Benefícios
O aprendizado mantém mente e corpo ativos. Além da oportunidade de conhecer novas pessoas, possibilitando uma vida social mais ativa e participativa na sociedade , atividades como a arte, a música, a prática de atividades físicas e recreativas proporcionam o aumento da memória, do raciocínio, da atenção, além de prevenir doenças psicológicas e aumentar a autoestima.
Serviço
Universidade da Maturidade
Quando: Segundas, quartas e sextas, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.
Onde: Câmpus Praça Osório e Ecoville – Universidade Positivo
Informações e inscrições: maturidade@up.edu.br ou (41) 3317-3073
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três câmpus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.
Deixe um comentário