Top de Marketing 2014 comemora 50 anos da ADVB-PR
Festa de entrega dos vencedores e anúncio do Grand Prix será no dia 24 de novembro, no Clube Curitibano
A entrega do Top de Marketing 2014, marcada para o próximo dia 24, no Clube Curitibano, será o auge das comemorações dos 50 anos da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – seção Paraná). As empresas vencedoras de um dos prêmios mais concorridos de todos os tempos foram: ParkShoppingBarigui (Varejo); Cataratas do Iguaçu (Hotelaria, Turismo e Cultura); Hospital Erasto Gaertner (Saúde; Senai (Serviços); Gazeta do Povo/Bom Gourmet (Comunicação); Colégio Marista (Educação e Ensino); Piemonte Construções e Incorporações (Mercado Imobiliário); Magnetron (Indústria) e, por fim, Sicredi (Mercado Financeiro) – que recebe o prêmio pela quinta vez. Durante o evento, será revelado o nome do vencedor do “Grand Prix”, prêmio concedido ao “case” que teve a melhor avaliação entre os vencedores de todas as categorias.
Outro destaque da noite será uma homenagem aos ex-presidentes da ADVB-PR, como Norman de Paula Arruda Filho, Rodrigo Turra, Cristiane Mocelin, entre outros. Já o presidente-fundador do Condor Super Center, Joanir Zonta, receberá o troféu Francisco da Cunha Pereira Filho – Prêmio “Personalidade do Ano”, que reconhece os empresários e executivos que mais se destacaram nos últimos 12 meses no Paraná. Zonta, que abriu um pequeno comércio familiar em 1974, é dono hoje da sexta maior rede de supermercados do Brasil e a líder do Paraná.
Clauir Santos, diretor-executivo de Marketing e Comunicação da Caixa Econômica Federal, vai receber o Prêmio de “Personalidade da Comunicação 2014” ; Paulo Nauiack, presidente do Conselho dos Representantes Comerciais do Paraná (Core) e vice-presidente do Sistema Fecomércio, o de “Personalidade de Vendas 2014” ; e Andrea Mota, diretora-executiva da Unidade de Negócios do Boticário, o troféu “Personalidade de Marketing 2014”.
Veja um resumo dos cases vencedores:
HOSPITAL ERASTO GAERTNER – HÁ MAIS DE 40 ANOS COMBATENDO O CÂNCER COM HUMANISMO, CIÊNCIA E AFETO:
Em mais de 40 anos de existência, o Hospital Erasto Gaertner não havia realizado uma campanha publicitária verdadeiramente efetiva. O problema ocorria em função da escassez de recursos financeiros.
Para dar maior visibilidade ao hospital, o departamento de marketing e comunicação passou por um processo de revitalização. Para isso, estratégias e ações foram realizadas: padronização e definição do novo conceito de comunicação, ações de endomarketing que fortaleceram a comunicação institucional dentro da própria instituição, mudança de estratégia da assessoria de imprensa, reestruturação do portal institucional e intensificação das redes sociais, lançamento do Projeto Padrinhos – com o objetivo aumentar as doações – e a realização de uma nova campanha publicitária.
Todo o trabalho resultou em mudanças muito positivas para o Hospital Erasto Gaertner. A significante adesão ao Projeto Padrinhos ainda está em processo de expansão, porém, já tem previsão de receita de mais de R$ 850 mil reais.
ECONORONHA – CAMPANHA DO SQUEEZE NO PARQUE NACIONAL MARINHO FERNANDO DE NORONHA:
A iniciativa foi proposta com o objetivo de resolver o problema de manejo de lixo no Parque Nacional Fernando de Noronha – co-irmão do Parque Nacional do Iguaçu, administrado pela Cataratas S.A.. Os primeiros estudos na ilha apontaram que 70% do lixo produzido pelos visitantes era de garrafas PET, especialmente de água. Preocupados com o longo tempo que esses materiais permanecem na natureza e com o intuito de explorar o turismo de forma sustentável e consciente, a Econoronha passou a oferecer uma alternativa à compra de água em garrafas PET: o squeeze. Além de não ser descartável e possuir o status de souvenir, a “garrafinha” ajuda na conservação do ecossistema local e a sua aquisição possibilita o abastecimento de água gelada nos Postos de Informação e Controle administrados pela empresa. Funcionários também receberam um treinamento especial para a venda dos squeezes com foco na questão ambiental.
Inicialmente, foram distribuídos por Fernando de Noronha quatro unidades da “chopeira de água”, totalizando um investimento de R$ 25 mil reais. O resultado da campanha ao longo de um ano foi positivo: o consumo de água em garrafas PET na ilha reduziu em 51%, sendo que um a cada oito visitantes comprou um squeeze e 30 mil garrafas PET de água mineral deixaram de ser descartadas nas lixeiras do Parque Nacional. A campanha é contínua e sem prazo para acabar e os recursos necessários para o funcionamento são promovidos pela venda dos squeezes.
PARKSHOPPINGBARIGUI – PARTY AT THE MALL:
Inaugurado em novembro de 2003, o ParkShoppingBarigui chegou a Curitiba apresentando uma nova proposta em shopping center. O sucesso do empreendimento superou as expectativas e nos anos seguintes melhorias e novidades foram trazidas ao empreendimento. Após dez anos e com o crescimento do mercado, a dificuldade de oferecer exclusividade aos clientes aumentou. Para manter a posição de shopping inovador, um novo projeto foi criado: “Party At The Mall”.
O projeto foi uma grande festa no shopping, com um investimento total de R$ 200 mil, que reuniu mais de 10 mil pessoas e 60% das lojas integrantes do shopping. Todo o sucesso do evento foi resultado de uma produção impecável: comunicação prévia com a imprensa para a divulgação de detalhes, ofertas exclusivas das lojas aos clientes, seis personalidades curitibanas para atrair o público, três grandes lounges que ofereceram produtos especiais, DJs, entre outras ações. Ainda, todos os produtos fornecidos carregavam a identidade visual criada especialmente para a “Party At The Mall”, dando mais personalidade ao evento.
Como resultado, o número de citações da marca do shopping aumentou nas mídias sociais, os lojistas tiveram um crescimento de vendas de 48,38% em comparação com a semana anterior do evento e, ainda, um segundo “Party At The Mall” foi realizado, obtendo o mesmo sucesso.
PIEMONTE CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES – PIEMONTE COLABORA COM REDUÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL E CONSTROI FUTURO PAUTADO EM BASES SÓLIDAS:
A Piemonte é uma empresa sólida e respeitada no marcado imobiliário. Uma ambiciosa meta de crescimento e trabalho intenso para o reposicionamento da marca foi iniciada esse ano e ficará evidente em 2015. A construtora assinou o maior loteamento privado da América Latina, em parceria com a Cohab, batizado de Moradias Rio Bonito. Assim, 11,5 mil famílias passaram a ter moradia própria na última década.
O investimento foi superior a R$ 20 milhões, 6,2 mil lotes foram construídos e possibilitou a realização do sonho da casa própria para milhares de pessoas. Outros empreendimentos foram lançados no bairro Campo de Santana, resultando em um aumento de 23 mil habitantes em aproximadamente 10 anos. Além das moradias, os investimentos na região incluíram a doação de lotes para implantação de delegacia, escola profissionalizante e três creches, elevando a qualidade de vida daqueles que moram no bairro.
Com o crescimento da Piemonte nos últimos 10 anos, a marca foi além do bairro Campo de Santana, se destacando em outros bairros de Curitiba e até mesmo em outras cidades, como em Ponta Grossa e na capital catarinense. A aproximação com os clientes se deu principalmente pelo novo canal de comunicação, uma fanpage no Facebook, alimentada frequentemente e com uma intensa interação, que rendeu 30 mil seguidores.
MAGNETRON – GUIADOS PELO DESAFIO:
Após anos de baixo investimento em comunicação e pesquisa de mercado, a Magnetron percebeu que estava longe do consumidor final. A alta competitividade do segmento criou um cenário no qual era evidente a necessidade de uma nova postura estratégica em termos de marketing e comunicação. Primeiramente, em 2012, a identidade visual da marca foi renovada e, após realizar uma pesquisa de mercado e definir os objetivos e público alvo, a campanha começou.
A primeira iniciativa foi a criação de um novo produto: as velas de ignição Magnetron, que tiveram forte publicidade, principalmente em jornais e revistas voltados ao universo das motos. O investimento desta primeira ação custou aproximadamente R$ 47 mil. Os outros passos reforçaram a marca no mercado consumidor: parceria com a revista 2 Rodas por meio de um calendário anual, ações em redes sociais e meios digitais, ações de relacionamento e educação, campanhas na TV, catálogos com a apresentação de todos os produtos disponibilizados pela marca, reformulação do site e ações internas.
Como resultado, ocorreu um aumento na receita operacional bruta, na receita operacional líquida e no volume de vendas. As mídias sociais e portais da Magnetron passaram a ter mais acessos, os clientes começaram a interagir com a marca e o valor da mídia espontânea entre abril de 2014 até o mês de setembro rendeu R$ 149.910,00. Sem contar que o relacionamento com o público interno e lojas revendedoras dos produtos melhorou.
COLÉGIOS MARISTAS – QUEM QUER OBTER RESULTADOS DIFERENTES NÃO PODE FAZER A MESMA COISA:
O grupo Marista é reconhecido nacionalmente pela qualidade e tradição de ensino. Buscando se destacar mais e mostrar o desempenho positivo do Ensino Médio dos Colégios Maristas, foi lançado o desafio de fazer a publicidade da instituição de uma forma original e inovadora.
O investimento em comunicação tinha um valor inferior ao da concorrência, porém, o grupo tinha o maior diferencial, seus alunos. A solução foi encontrada nos estudantes: transformar a tradição do corte de cabelos nos vestibulares em diamantes. Os fios cortados dos aprovados foram enviados a uma empresa especializada e, após o processo, dois diamantes foram feitos a partir dos fios, nos valores de R$ 15 mil e R$ 5 mil, e entregues à instituição.
A primeira ação foi realizada em 2013 e, desde o início, a transformação despertou a curiosidade dos envolvidos e de quem estava fora desse contexto. A intensificação da publicidade e do uso das redes sociais rendeu repercussão do material publicitário divulgado e destaque na mídia, tanto nacional quanto internacional. A exposição da marca foi 100% espontânea e mais da metade tinha abrangência nacional, com audiência total estimada em 2,5 milhões de pessoas. Nas redes sociais, houve o aumento de 10 vezes no número de citações da instituição e o site recebeu aproximadamente 240 mil novos visitantes. A marca do Ensino Médio dos Colégios Maristas foi renovada e associada à inovação.
SISTEMA FIEP – NOSSO I É DE INDÚSTRIA:
A indústria brasileira estava (e está) em um período de transformação e, como representante dos interesses industriais do estado do Paraná, era papel do Sistema Fiep promover o reconhecimento dessa nova indústria. Em 2009, uma pesquisa foi encomendada para descobrir os principais públicos de atuação e detectou-se o elevado desconhecimento da composição do Sistema Fiep, apontando a grande notoriedade do Sesi e Senai e a percepção genérica dos produtos e serviços oferecidos a esse público.
Então, desde 2012, um movimento de branding foi iniciado com o objetivo de mostrar a origem da instituição e finalidade dos trabalhos desenvolvidos, integrar as marcas fortalecendo a ideia de unidade, aproximar as marcas dos seus públicos-alvo e diferenciar o Fiep de todo o Sistema S. A partir do slogan “Nosso i é de indústria” a campanha começou a ser efetivada em três passos: apresentação da marca por meio do lançamento na Semana da Indústria, reforço da origem e componentes do Sistema Fiep e exemplos reais do trabalho desenvolvido pelo programa de TV, “A indústria em minha vida”.
As mídias de massa estiveram presentes nos três processos reforçando a mensagem passada ao público e o programa de TV alcançou milhões de paranaenses. A partir de duas pesquisas realizadas com o público-alvo após as ações notou-se o maior grau de conhecimento e notoriedade do Sistema Fiep junto à comunidade paranaense.
BOM GOURMET GAZETA DO POVO – A MAIOR PLATAFORMA DE GASTRONOMIA DO BRASIL:
O Bom Gourmet, editoria de gastronomia da Gazeta do Povo, é referência em conteúdo de qualidade há 25 anos. Após analisar o potencial e a crescente demanda do mercado de Curitiba e Paraná para esse setor, o jornal decidiu inovar. Em 2013, o Bom Gourmet passou por uma grande reformulação e assumiu a posição de maior multiplataforma de gastronomia do Sul do País.
Só na Gazeta do Povo foram criadas inúmeras plataformas da editoria gastronômica: revista, eventos, portal, aplicativos para smartphone e tablets, programa de TV, videocasts e blogs. Entre estes, o Prêmio Bom Gourmet já é o maior evento anual de gastronomia do Paraná premiando 23 categorias.
Algumas das principais conquistas comemoradas após a transformação da editoria Bom Gourmet foram: a medalha de prata na categoria Best New Print Product do Prêmio InMA Awards 2014; e a editoria passou a representar, em menos de dois anos de atuação, 4% da receita de publicidade da Gazeta do Povo. Na internet, o portal passou a ter mais de 380 mil page views por mês, mais de 8 mil downloads dos apps e 50 mil exemplares da revista impressos. Com a nova campanha de comunicação foi possível reforçar a marca junto ao público de interesse e tornar o setor um dos mais estratégicos para a Gazeta do Povo.
SICREDI – PROMOÇÃO SORTE EM CAMPO:
O Sicredi percebeu que a Copa do Mundo poderia ser uma boa oportunidade para uma campanha de captação. Porém, não seria possível fazer uma ampla ação nacional e o patrocínio da Copa do Mundo já estava comprometido com outro banco. Sem infringir as regras estabelecidas pela FIFA e pelo Governo, a campanha Sorte em Campo Sicredi foi criada. Podiam participar dela associados que investissem em poupança, depósito a prazo, fundos de investimento e capital social ou que indicassem terceiros para serem associados.
Criar uma plataforma que associasse o Sicredi ao maior evento de futebol do planeta, otimizando os custos, foi o primeiro passo. A partir disso, três ações foram criadas: promoção Sicredi Visa, institucional “O verde dos gramados” e a promoção Sorte em Campo. A promoção foi focada em alavancar os números de captação e aumentar a base de associados, através de indicações de amigos. Toda a publicidade e mobilização de colaboradores e unidades tinha o objetivo de vincular três palavras-chave: “cooperação”, “Copa” e “Brasil”.
A campanha Sorte em Campo distribuiu, semanalmente, de fevereiro a agosto de 2014, 25 prêmios de R$ 30 mil e um prêmio final de R$ 250 mil, totalizando R$ 1 milhão. Toda a regulamentação e distribuição foram disponibilizadas de forma eletrônica aos associados, demonstrando a transparência de toda a ação. Em seis meses de campanha, a média foi de 570 mil participantes por mês, adesão de 100% das cooperativas, incremento de 20,6% na carteira de depósitos a prazo, a poupança aumentou 12,4%, 45% das indicações de novos associados foram convertidas e mais de 67 milhões de números da sorte foram distribuídos. A mídia espontânea rendeu aproximadamente R$ 48 milhões, com 1.362 inserções na mídia sobre o tema nos estados do Paraná e São Paulo.
SERVIÇO
Top de Marketing 2014 e Prêmio Personalidade ADVB-PR – Festa de Premiação
Quando: 24 de novembro (segunda-feira), a partir das 20h
Onde: Clube Curitibano
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde – Curitiba – PR
Informações: (41) 3085.3124 ou www.advbpr.com.br
Sobre a ADVB-PR
Há 50 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.
Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing e do Prêmio Personalidade, a entidade ainda realiza outros eventos, como o Estrela da Manhã e o Workshop de Marcas
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