LER ALÉM DAS PALAVRAS

Folha da Mulher – Novembro 2014 – Coluna Katia Velo

“A leitura de um bom livro tem um efeito transformador, capaz de fazer uma revolução em nossa forma de pensar e, consequentemente, na nossa maneira de agir”.  Katia Velo

Neste mês de novembro, dia 05, comemoramos o Dia Nacional da Cultura. E para celebrar esta importante data, destacarei nesta edição, a leitura. Há vários argumentos para tornar a leitura um hábito. Mas, por que ler é relevante? Quando cito a importância da leitura, não se trata apenas de ler um livro, uma revista, um jornal (como nosso querido Folha da Mulher).  Acredito que ler é interpretar o mundo através da alma. Ler é viver. Ler é compreender as letras, o comportamento humano, o desenvolvimento científico. 
Para compreendermos isto, precisamos refazer os caminhos pelos quais nos tornamos leitores.  A imagem sempre teve e tem uma fortíssima influência sobre nós e a qualidade e quantidade de imagens que nos envolvem afeta a nossa percepção.  A fotografia, a pintura, a escultura, o cinema, a TV e a internet, interferem em nossa compreensão tanto de forma consciente quanto inconsciente.  Como dizem “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Outro sentido importante é a nossa audição, ouvir e contar histórias foi uma das formas mais difundidas de transmitir cultura e trocar conhecimento e informação. Um bom exemplo são os grandes mestres como Jesus Cristo.  Naturalmente, surgiu a necessidade de registrarmos estas histórias como forma de eternizá-las.  Isto ocorreu deste os hieróglifos, a escrita no oriente, a criação da prensa de Gutenberg, a proliferação dos livros impressos e a era digital. Ao lermos, resgatamos um pouco de cada uma destas etapas vividas pela humanidade: ver, ouvir, contar, registrar e ler histórias. Vamos resgatar o prazer da leitura! Quem não se lembra da magia quando aprendemos a ler e saímos lendo tudo o que encontrávamos pela frente. A leitura amplia nosso conhecimento; estimula nossa criatividade, a nossa capacidade de emocionar, além de desenvolver o nosso senso crítico.
É importante motivar a nossa busca pelos sentimentos mais profundos e íntimos que nos movem a lermos um livro, e este momento pode ter um papel fundamental em nossas vidas. Quero incitar o quanto é relevante repensarmos a nossa forma de agir e atuar no mundo e, principalmente porque devemos encontrar formas adequadas para representar esses atos e ações de maneira a darmos mais significado, primeiramente a nos mesmos!  Ler é saber que ainda há um Universo a ser descoberto, partindo unicamente do nosso universo interior. O que sabemos nos forma, mas o que desejamos saber, nos transforma. É preciso ler além das palavras…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*