KATIA VELO -ENTREVISTA PARA GUIASJP POR MAUREN LUC
A Arte sensibiliza e humaniza
Professora por formação e artista por profissão. Assim podemos definir Katia Velo, colunista do Guiasjp e grande representante da Cultura em São José dos Pinhais. Paulistana de nascimento mas são-joseense de coração, Katia é uma artista completa e ama o que faz.
Colunista cultural, artista plástica, professora de artes, curadora, fotógrafa, ensaísta, colaboradora do Projeto Música no Museu do Rio de Janeiro, Katia é também diretora de Comunicação da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR). “Estou o tempo todo envolvida com Arte, Cultura e Educação e sempre sinto que preciso aprender, mais e mais”, conta, lembrando que a Arte esteve com ela desde a infância. “Sempre gostei de música, livros, dança, pintar e desenhar. Quando tinha 14 anos, fiz um teste vocacional e o resultado foi artista”, revela.
Formada em Licenciatura e Tradução, em São Paulo, Katia atuou, por anos, em áreas distantes da Cultura, como a médica, leilões de animais e até importação de aeronaves. “Quando me mudei para São José, há doze anos, é que resolvi dedicar-me à arte. Amo o que faço, apesar das dificuldades, pois vivemos em um país onde os valores são invertidos, portanto, Arte e Cultura são desvalorizadas”, acredita.
Para ela, os brasileiros ainda veem a Cultura como algo só para ricos. “O que não é verdade. Tem muita gente que tem dinheiro mas péssimo gosto. É uma questão de foco, de importância que se dá à Cultura. Por exemplo, é muito mais barato frequentar locais que apresentem peças, músicas, exposições do que assistir a um jogo de futebol. Todo mundo acha que livro é caro; é uma verdade, mas há coisas absurdamente caras e as pessoas pagam felizes, como os celulares.”
Segundo Katia, os desafios para a Cultura ainda são muitos no Brasil. “Nesta última eleição, todo mundo ressaltava a necessidade de investir em educação, mas fazendo uma pesquisa rápida entre os candidatos, a grande maioria não tinha Curso Superior e muitos nem mesmo o Ensino Médio completo. O que esperar de um cenário deste?”, questiona.
Ainda assim, Feiras, Bienais e o sucesso de artistas brasileiros no exterior são grandes avanços. “Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Os Gêmeos, Kobra e Romero Britto são bons exemplos”, cita Katia, para quem, em SJP, a Cultura ainda precisa de mais destaque. “Há muitos vínculos familiares e políticos e eu não me encaixo em nenhum deles. Mas tenho liberdade e isto eu valorizo muitíssimo”, afirma.
Em sua visão, a arte promove a inserção social e cultural, torna o sujeito reflexivo, questionador, promove o autoconhecimento e o conhecimento do mundo com autonomia. “Independentemente da profissão, a arte sensibiliza e humaniza. E isto é já um sucesso”, conclui.
Hoje é o Dia Nacional da Cultura!
Publicado por: GuiaSJP.com – Mauren Luc no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro.
É muito importante termos entre nós uma pessoa que busca dentro de sua sensibilidade, estudo, pureza, e humilde quase ingênua seu lugar no mundo, em si mesma. E com sua responsabilidade cidadã e humana na intenção, não só de informar mas, a tentativa de formar uma visão de interesse por assuntos tão necessários e possíveis no auxilia da transformação e do despertar dessa nossa humanidade.
Querido Professor CHRISTYANO! Suas palavras sensibilizaram-me profundamente. Imensamente agradecida! No entanto, sei que meu trabalho é apenas uma pequena gota de água neste imenso deserto. Participar das suas aulas de ioga, alimenta-me de energias para que eu possa continuar neste caminho. Namaste! Katia Velo