LER ALÉM DAS PALAVRAS

 

Katia Velo, professores, pedagogos, funcionários da Secretaria de Cultura, no Teatro SESI SJP.
Crédito: Divulgação

A palestra “A Leitura em Sua Vida” foi direcionada aos professores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino de SJP.
Na última quinta (16), das 14h às 16h, no Teatro SESI SJP foi realizada a palestra “A Leitura em Sua Vida”, ministrada pela professora e colunista cultural Katia Velo. A palestra foi uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação com o objetivo de preparar os educadores para a 18ª. edição da Feira Municipal de Livros, a FEMULI, que será realizada entre os dias 4 a 8 de novembro também no Teatro SESI SJP. A FEMULI é uma referência em evento relacionado ao incentivo à leitura. Nesta edição a FEMULI traz o tema “A LEITURA EM SUA VIDA” e contará com a participação de escritores, oficinas, palestras, contação de histórias, apresentações culturais e folclóricas.
A palestra teve como fio condutor compreender o processo e resgatar o prazer da leitura, pois, de acordo com Katia Velo, a leitura de um bom livro tem um efeito transformador, capaz de fazer uma revolução em nossa forma de pensar e, consequentemente, na nossa maneira de agir. A palestrante destacou que, inicialmente, ao elaborar sua apresentação, havia seguido pesquisas de estudiosos sobre a importância de ler, fez levantamentos empíricos, técnicas de leituras, etc. No entanto, após estes levantamentos, Katia Velo sentiu que não conseguiria sensibilizar a plateia para o principal foco do tema da FEMULI “A Leitura em Sua Vida.”Após refletir, mudou radicalmente sua pesquisa e definiu sua palestra pontuando quatro pilares: A IMAGEM EM NOSSAS VIDAS; A NOSSA VONTADE E NECESSIDADE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS; A NOSSA NECESSIDADE DE REGISTRAR HISTÓRIAS e A LEITURA EM NOSSAS VIDAS, ou seja, demonstrando que há uma trajetória até chegarmos ao ato da leitura, que segundo ela é ver, contar, registrar e ler.
Na primeira etapa, “A IMAGEM EM NOSSAS VIDAS”, a abordagem foi sobre a influência, a qualidade e quantidade de imagens que envolvem a nossa percepção de mundo e de nós mesmos. A palestrante abordou temas relacionados à história da Arte, fotografia, pintura, escultura, cinema, TV e a internet. “Ler é interpretar o mundo através da alma. Ler é viver. Ler é compreender as letras, o comportamento humano, o desenvolvimento científico, a Arte”, ressaltou. No tema, “A NOSSA VONTADE E NECESSIDADE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS”, foi apontado como a mais difundida forma de transmitir cultura e trocar conhecimento e informação. Em seguida, passou para “A NOSSA NECESSIDADE DE REGISTRAR HISTÓRIAS”, onde por meio de uma breve linha do tempo, partindo dos hieróglifos, a escrita no oriente, a criação da prensa de Gutenberg, a proliferação dos livros impressos e a era digital, Katia demarcou aspectos importantes tanto de livros publicados, quanto dos livros cujo destino foi à destruição. Em “A LEITURA EM NOSSAS VIDAS”, exemplificou sobre a magia que acontece no momento da alfabetização, os livros que marcaram nossas vidas, como ser um bom leitor e as vantagens de tornar a leitura um hábito, entre elas, a ampliação do conhecimento geral; a estimulação da criatividade; a capacidade de emocionar e causar impacto, além de desenvolver o senso crítico.
O foco central da palestra foi estimular a busca dos sentimentos mais profundos e íntimos que movem as pessoas a lerem um livro, e este momento pode ter um papel fundamental na vida das pessoas. “O que sabemos nos forma, mas o que desejamos saber, nos transforma”, proferiu Katia Velo. Finalizando, Katia lançou um questionamento, fazendo uma pequena interferência ao próprio tema da palestra “Há leitura em sua vida?”. O público presente aplaudiu e demonstrou interesse em um breve bate-papo. “Neste momento, sinto que toda a frustração inicial da pesquisa e o árduo trabalho foram recompensados. Estes momentos são fundamentais para nós educadores, pois indubitavelmente há uma troca que só ocorre neste momento, onde a presença física é insubstituível”. Declarou Katia Velo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*