PROJETO MÚSICA NO MUSEU DE SETEMBRO
Em setembro, a ênfase são os pianos e a capa do Projeto Música no Museu recebe a assinatura da artista visual Eulina Rego. Ela é fotógrafa, locutora, redatora e cantora. Quem ouviu a Rádio Antena 1, deve lembrar-se daquela voz grave e macia que anunciava: Antena 1. Era Eulina! O Projeto agradece a participação da artistas pelo precioso apoio cultural.
A seguir, uma breve entrevista realizada pela artista plástica e curadora Sonia Madruga com a artista Eulina Rego.
Sonia Madruga: Eulina, como você conheceu o projeto Música no Museu?
Eulina Rego: Conheci o importante projeto Música no Museu através da grande artista plástica Sonia Madruga e, a convite dela, tive a alegria e a honra de ser chamada para fazer a foto para a capa do livro “Música No Museu – 15 anos” (lançado em dezembro de 2013), de Sérgio da Costa e Silva. O layout, criado pela designer Renata Zilse, combinou a foto com uma aquarela lindíssima de Sonia Madruga “tocando música em cores” sobre a capa!
SM: Eulina e a Música.
ER: E, agora, ganhei outro presente de Sonia Madruga: o de ser convidada para ilustrar uma das capinhas do folheto impresso com a programação mensal do belíssimo projeto, que dá ao público a chance de ouvir e ver o melhor dos concertos e das artes plásticas; com entrada franca, democratizando o acesso à cultura através da música.
O convite para fazer uma foto da capinha de Setembro de 2014, cujo tema é Pianos, me encantou, já que o piano representa, mais que um instrumento, a simbologia da Música. Presente em minha vida, minha casa, minha mãe, que o estudou para ser concertista durante décadas e tocava os clássicos com grande técnica e paixão. Por esta razão, escolhi fazer uma foto em ambiente formal, com o piano inundado pela luz de cristais, desde o lustre acima do instrumento até as mesas com finíssimos copos e cortinas diáfanas.
Eu agradeço muito à artista plástica, de que sou grande admiradora, ambos os convites, e também ao realizador Sérgio da Costa e Silva por poder contribuir com o belíssimo projeto!
Sobre Eulina Rego:
Eulina Rego é fotógrafa, locutora, redatora e cantora.
A fotografia, uma paixão desde a infância, foi aprendida de forma autodidata e se tornou profissão em 2009.
Como fotógrafa, participou de várias exposições coletivas e concursos, classificando-se em vários, como o da revista Info Online ( http://info.abril.com.br/concursofoto/2005/), ganhando o segundo lugar no tema Natureza, e classificou as 2 fotos que enviou para o concurso do Jardim Botânico do Rio de Janeiro/2005, tendo uma delas sendo escolhida para ilustrar o calendário 2006 da instituição.
Entre seus trabalhos como fotógrafa profissional, destaque para a foto no Museu Nacional de Belas Artes – Rio, para a capa do livro “Música no Museu – 15 anos”, de Sérgio da Costa e Silva (capa criada pela designer Renata Zilse, combinando a foto e aquarela da artista plástica Sonia Madruga).
No livro “EBSE – 100 anos”, com design da MDD – Mary Dutra Design, ilustrou, com a maioria das fotos na publicação, o belo trabalho da empresa.
Veja: www.eulinarego.com.br
FORMAÇÃO – Eulina Rego é formada em Publicidade e Propaganda da faculdade de Comunicação da FACHA (Botafogo-RJ) e com certificados em inúmeros cursos como Gerência de Marketing, da ESPM-RJ e workshops, como atualizações da fotografia internacional de casamentos, como os da revista FHOX, com a renomada fotógrafa Julia Woods (2010)e o premiado fotógrafo J. Garner(2011).
PALESTRAS – Como palestrante, em 2005 Eulina Rego foi homenageada pelos formandos do curso de locução do Centro de Artes e Comunicação – CACO (Botafogo-RJ),e convidada a falar sobre a profissão e o mercado de trabalho.
Em 2013, a convite da faculdade de Comunicação da UNIPLI (Niterói/RJ), foi convidada a fazer uma palestra aos alunos do curso, compartilhando sua experiência em rádio, em Publicidade e em música.
Nossos agradecimentos a Eulina Rego pela sua generosa participação!
Design da capa: Guilherme Campos.
Sonia Madruga
curadora da arte que ilustra mensalmente as capinhas dos programas do projeto Música no Museu.
Deixe um comentário