O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS
De acordo com a proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a arte tem uma função tão importante quanto ao de outros conhecimentos (português, matemática, ciências, etc.) no processo de ensino e aprendizagem. O ensino e aprendizagem de arte é algo muito mais amplo e significativo do que se imagina, arte não se limita apenas a pintar ou desenhar, arte abrange vários seguimentos: música (som, altura, duração, timbre, intensidade, densidade), dança (movimento corporal força, fluência, espaço, tempo), plástica (forma, cor, linha, plano, volume, textura), teatro (representação de texto, personagem, caracterização, cenografia, sonoplastia, iluminação), patrimônio material e imaterial arte circense, literatura, poesia, além de história e filosofia da arte.
Portanto, o trabalho com a arte é complexa e oferece múltiplas possibilidades e caminhos. Um destes caminhos é a introdução à musicalização de jovens e crianças. Afinal, o ritmo sempre fez parte de nossas vidas. O homem primitivo (da sua origem até a invenção da escrita), já utilizava a música na realização de rituais sagrados. Na Mitologia Grega, o canto das sereias encantavam os marinheiros e para escapar amarravam-se aos mastros. A música envolve-nos de forma surpreendente!
A professora Patrícia Reuter ministra aulas de arte no Colégio Marista e dentro das suas aulas, sempre inovadoras, incentivadoras e multifacetadas, utiliza várias ferramentas, entre elas, o CD do grupo Barbatuques. O grupo explora as possibilidades de ritmos através do corpo. É uma ótima e divertida sugestão para todas as idades.
Sobre o grupo Barbatuques:
O corpo como instrumento sonoro, rítmico e melódico, é a proposta do grupo Barbatuques que com mais de 20 anos de carreira é referência no mundo todo quando o assunto é percussão corporal. O grupo divulga sua arte, explorando possibilidades rítmicas corporais. Inicialmente o grupo direcionou sua arte para o público adulto, porém com a enorme aceitação de crianças o Barbatuques criou um repertório exclusivo e extremamente criativo para esse público. Esse trabalho é fruto da parceria com arte-educadores e laboratórios com crianças de diferenças faixas etárias. O primeiro CD infantil nomeado TUM PÁ agora tem sua versão em DVD, gravado ao vivo em São Paulo e o seu repertório além de músicas autorais, traz também músicas brasileiras, valorizando nossa rica cultura. Além do show, o DVD traz um conteúdo extra com jogos, videoclipe e making of.
Sobre Patrícia Reuter:
Patrícia Reuter é pós-graduada em Pedagogia para o Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBEPEX); bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), artista visual e arte-educadora do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, PR; autora de artigos sobre arte-educação publicados em revistas de circulação nacional.
Maiores informações:
Deixe um comentário