FLIJO 2012

Imagem / Divulgação

Autores renomados estarão no Festival Literário de SJP a partir de segunda-feira

O escritor e apresentador Pedro Bandeira, o criador do Castelo Rá-tim-bum, Flávio de Souza, a escritora mineira e revelação infanto-juvenil Paula Pimenta, a autora peruana Gloria Kirinus e outros escritores farão parte da programação da 2ª edição do Festival Literário de São José dos Pinhais (Flijo), que começa na próxima segunda-feira (05) e vai até o dia 10 de novembro.

 

Uma feira aberta ao público, popular e com livros baratos. Este é o conceito do Flijo, que além da entrada gratuita e presença dos autores em palestras, trará, assim como na primeira edição, um atrativo para os visitantes que é a venda de livros a partir de R$1, em uma ação de incentivo à leitura para todas as idades. Para o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt, a programação popular e de livros com preços acessíveis. “Queremos popularizar o livro e formar novos leitores, além de inserir São José dos Pinhais no cenário nacional de lançamentos editoriais”, completa.

 

A escritora Márcia Kupstas, que tem mais de 80 publicações na área da literatura juvenil, acredita que a presença de autores junto ao público é importante para completar um trabalho já feito, como a leitura nas escolas. “Eu gosto muito desse contato com o público. Completando quase 30 anos de carreira, acho que o resultado desses festivais é fantástico, principalmente quando o escritor é a cereja do bolo. Tenho certeza de que o Flijo será um trabalho sério e quero muito matar a curiosidade da molecada”, afirma.

 

A edição do Flijo 2012 deve ser marcada pela forte presença e participação do público. Mais de 4 mil alunos de escolas da região agendaram suas visitas, e a semana promete ser agitada no calçadão da rua XV de Novembro, em frente ao Museu Municipal Atílio Rocco, local que está sendo preparado para receber o evento. “A terça-feira, dia em que receberemos o autor Pedro Bandeira, promete ser o dia mais agitado. Os autores terão vários momentos de interação com o público durante todos os dias”, conta a coordenadora da Biblioteca Pública Scharffenberg de Quadros, Lucimeri Nogueira.

 

Outra novidade da segunda edição do Flijo é que os alunos de escolas públicas cuja visita foi agendada para o festival serão presenteados com um vale-livro, um incentivo para que as crianças voltem para casa levando algo do evento. “Nós já distribuímos 4 mil vales para os alunos e os professores também devem receber cerca de 500 vales”, afirma a bibliotecária Monique Martins, uma das responsáveis pela organização do Flijo. A distribuição do vale foi proporcionada pelo Instituto Renault, patrocinador do evento.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*