Semana Cultural de Curitiba

Crédito: Divulgação

Espetáculos audiovisuais inéditos e gratuitos para os professores da Rede Municipal de Educação

 

 

De 25 a 30 de agosto, acontece na capital paranaense a“Semana Cultural de Curitiba” dedicada aos professores da Rede Municipal de Educação. O evento, que tem como objetivo valorizar as artes e os saberes culturais como campo de conhecimento para ampliação do processo de formação dos profissionais da Educação e Cultura, oferece gratuitamente 195 apresentações artísticas como, teatro, música, dança, cinema, literatura e artes visuais em diversos pontos da cidade.

 Entre os locais das atividades está o espaço educativo audiovisualFTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR. De 26 a 29 de agosto, os professores podem conferir gratuitamente as peças de teatro“Rabiscos – o rascunho de uma sociedade” e “Ruídos da Cidade – algumas Fábulas Curitibanas”.

 Organizada pela companhia de teatro Confraria Cênica, “Ruídos da Cidade – algumas Fábulas Curitibanas” apresenta, por meio de uma linguagem cômica, as interações sociais relacionadas a Curitiba. Já “Rabiscos – o rascunho de uma sociedade”, desenvolvida pela Escola de Comunicação e Artes da PUCPR com exclusividade para a Semana Cultural de Curitiba, apresenta uma comédia cáustica sobre os usos e costumes locais.

 Luiz Pazello, ator, produtor e autor de ‘Ruídos da Cidade – algumas Fábulas Curitibanas’, comenta que o público vai participar de uma interação única envolvendo teatro e tecnologia. “São memórias da cidade, personagens e momentos muito curitibanos. Com essa tecnologiafulldome, que é única na América Latina, faremos uma experimentação inovadora em teatro, interagindo com a plateia de uma maneira incomum quando se pensa em espetáculos teatrais. Vamos brincar com o encantamento da tecnologia. Uma experiência muito interessante, completa e muito tecnológica”, comenta Pazello.

 No sábado, 30/08, encerrando a “Semana Cultural de Curitiba”, acontece o show multimidiático“Eletro-Clássico: Um Show de Música Sensorial”, com trio de Violino, Violoncelo e Guitarra que promete muita interação com o público por meio da tecnologia 4Dfulldomedisponível no FTD Digital Arena.

 “Somos parceiros da Fundação Cultural de Curitiba para realização de diversas atividades culturais e pedagógicas envolvendo alunos e professores da Rede Municipal de Educação. Durante esta Semana Cultural, os profissionais da Educação e da Cultura terão a oportunidade de participar de uma experiência audiovisual inédita na América Latina ao conferir apresentações que interagem com a tecnologia imersivafulldome”, comenta Diórgenes Mamédio, Gerente de Negócios do FTD Digital Arena.

 A programação completa da “Semana Cultural de Curitiba” está disponível em:www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento.

 Para os profissionais da Educação e da Cultura, neste ano, a carga horária desenvolvida irá compor a Semana de Estudos Pedagógicos para a Educação. Para tanto, é fundamental que o e-mail de confirmação seja impresso e levado ao local do evento para validação de ingresso e frequência.

 Confira a programação que será exibida no FTD Digital Arena:

 “Rabiscos – o rascunho de uma sociedade”

 Data: 26 a 29/08 | Sessão às 9h e 10h30

 Sinopse:

 O trabalho resulta de pesquisas sobre a linguagem cômica do bufão a partir da prova pública desenvolvida para a disciplina Improvisação Teatral, do curso de Teatro da PUCPR. Os alunos estudaram elementos relacionados à espontaneidade, ao estado de presença e prontidão, à relação com o outro, com o espaço e consigo mesmo, utilizando uma linguagem cômico-bufonesco. Na equipe de criação estão: Jakeline Barra, César Matheus, Gabriela Schwarzbach, Fabiola Ivankio, André Avancini, Adalberto Hoch, Thamyris Dantas, Felipe Frutuoso.

 “Ruídos da Cidade… Algumas Fábulas Curitibanas”

 Data: 27 a 29/08 | Sessão às 14h e 15h30

 Sinopse:

 Curitiba é o tema desta comédia cáustica sobre os usos e costumes locais. Brincamos e falamos sério sobre a timidez a inveja, a vergonha e o frio curitibano. O tubo de ônibus que ninguém sabe quando vai sair a estátua do homem nu, de 10 metros de altura, em praça pública. Baseada em contos escritos por Luiz Carlos Pazello. Com Caroline Mammarella e Valter Dorte. Luiz Carlos Pazello como ator convidado.

 “Eletro-Clássico: um show de Música Sensorial”

 Data: 30/08 | Sessão às 18h30 e 19h30

 Formado a partir de um trio de Violino, Violoncelo e Guitarra, este show inclui clássicos do Rock, MPB e Erudito, numa abordagem muito original, onde os três músicos combinam instrumentos acústicos e elétricos, MIDI e outras tecnologias, trabalhando o show de forma multissensorial. Além da proposta musical inusitada, as músicas se utilizam da visualidade ímpar do domo bem como das poltronas multissensoriais, possibilitando ao público uma experiência multimidiática única na América do Sul. Marcos de Lazzari (Violinos), Pericles Gomes (Violoncelos) e Mateus Brandao (Guitarras e Violões), apresentam este espetáculo especialmente criado para o FTD Digital Arena.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*