Lançamento de livro: minicontos revelam olhar poético de escritora curitibana

Imagem: Capa do livro

 
Escritora Maria Helena Macedo lança “Contando Azulejos”, seu livro de estreia, na Livraria Arte & Letra neste sábado (23/8)
 
Das ruínas urbanas e humanas do Haiti até a solidão de um asilo para idosos numa cidade qualquer, o olhar da escritora Maria Helena Macedo captou cenas pelo mundo e pela vida a fora. Digeridas por um olhar poético, estas imagens foram transformadas em textos curtos, nos quais cada palavra ganha peso e intensidade. Esta é a matéria prima de “Contando Azulejos”, livro de estreia que a jovem autora lança neste sábado (23/8), na Livraria Arte & Letra, às 16h.
 
O trabalho, publicado pela Editora Máquina de Escrever e com capa do artista plástico André Mendes, compila 72 contos. Breves no formato – a maioria necessita de apenas uma página -, revelam na leitura uma surpreendente densidade, na qual cada palavra guarda muitas imagens e emoções.
 
Os textos foram escritos de forma independente ao longo de mais de dez anos de produção. Ganham unidade não só no formato, mas também na condição de resultar de uma observação atenta de experiências vistas ou vividas por Maria Helena. Oficial de chancelaria no Itamaraty, ela participou como voluntária da missão brasileira no Haiti, durante dois meses. O contato com as pessoas daquele país arrasado pela miséria e guerra inspirou a autora a realizar uma exposição, em 2008, na sua volta a Brasília, onde morava na época. Formado por fotos e textos breves, o trabalho teve uma boa repercussão e foi o embrião para o projeto de reunir seus textos em livro.
 
Nesta obra que agora chega às prateleiras, ela compila observações colhidas pela vida, desde um corriqueiro trajeto de ônibus pelo centro de Curitiba até a realidade caótica das favelas de Porto Príncipe. Sem preocupação documental – ou seja, sem menções aos locais ou as datas nas quais as histórias se passam – ela foca na essência do que viu e sentiu, tentando inserir o leitor em uma realidade imaginada. Primeiro registra na memória. Tempos depois, diante do teclado, dá nova vida às cenas capturadas, num trabalho cuidadoso de síntese e escolha das palavras. Lapidação em busca do âmago.
 
A VIDA NÃO É FÁCIL
 
“La vie n´est pas facile”, ou a vida não é fácil, diz uma inscrição na lateral de um ônibus percebido por ela em meio ao caos de uma cidade desfigurada pela miséria no país mais pobre das Américas. A referência dá o sinal. Boa parte de seus escritos falam sobre uma realidade dura, de sofrimento, desesperança, pobreza, melancolia. Há os pais que oferecem o filho para que seja levado a um vida melhor em outro país, a solidão do asilo para idosos, o desconforto consigo mesmo em meio à multidão das grandes cidades brasileiras. Poderia parecer melancólico e triste demais, visto de longe. Mas ao mergulhar na leitura, o leitor encontra alento num olhar impregnado de poesia, que escreve nas entrelinhas: a vida segue e sobrevive.
 
O título da obra revela sua proposta. Cada conto do livro é como um azulejo numa parede. Estes, por sua vez, podem ser vistos como os episódios que formam uma vida. Contando estas peças, Maria Helena oferece a oportunidade de juntar significados em desenhos novos, como elaborar livremente a arquitetura de uma parede conforme nosso imaginário. Um edifício, um cenário, um quadro, um mosaico, um caleidoscópio, uma arte, uma possibilidade, um conto.
 
A AUTORA
 
Maria Helena Macedo nasceu em 1981, em Curitiba. É advogada e exerce a função de oficial de chancelaria no Itamaraty. “Contando Azulejos” é seu primeiro livro, que traz escritos recentes e algumas histórias guardadas há mais de 10 anos. Já escreveu letras para bandas de rock indie em Curitiba (“Um jour froid”, gravada pelo grupo Tods, em 1999) e participou com o texto “Sonnet” da coletânea “Young Writers” (Reino Unido, 1998). Em 2006, recebeu menção honrosa pelo conto “Cinema” (Editora Shang, Porto Alegre). Seu mais recente trabalho foi a exposição de fotos e textos “Ayiti Anpil”, exibida em Brasília e Recife, em 2008.
 
Em trabalho pelo Ministério de Relações Exteriores, esteve na Argentina, Paraguai , Colômbia e Guatemala, além do Haiti.
 
 
LANÇAMENTO DO LIVRO: “CONTANDO AZULEJOS” de Maria Helena Macedo
 
Data: Sábado, 23 de agosto de 2014
Hora: 16h
Local: Livraria Arte & Letra – Al. Presidente Taunay, 130-B, Batel, Curitiba, PR.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*