Curitiba recebe Terminais de Informações Culturais
A capital paranaense é a primeira no Brasil a receber estes postos de informações, criados na Espanha
Curitiba ainda é considerada uma cidade teste, prova disso são os CITs – Cultural Information Points, desenvolvidos pelos espanhóis Juan Luque e Tomás Baños, que escolheram a cidade para o lançamento dos terminais de informação no Brasil e na América Latina. Se der certo, o projeto será implantado em outras localidades.
A época de Copa do Mundo foi escolhida para dar o ponta pé inicial. O Terminal CIT apresenta informações de museus, teatros, parques, atrativos, opções de passeios e agenda cultural de Curitiba. Fornece também ícone de informações interativas de transportes, como detalhes da Linha Turismo, informações sobre as rotas e horários do transporte público, acesso aos vôos de embarque e desembarque do aeroporto Afonso Pena, horários e itinerário do transporte Aeroporto Executivo e locação de veículos. Disponibiliza as informações interativas em três idiomas (português, espanhol e inglês), ícone de acessibilidade e aplicativo para o envio de cartão postal eletrônico da cidade de Curitiba. “A estrutura é prática, possui dois metros de altura e uma tela de 42 polegadas e alta definição”, comenta Baños.
Além disso, traz informações interativas de gastronomia, compras, serviços úteis como contato de consulados, polícia e hospitais, facilitando a vida do visitante. “Garantimos aos usuários um sistema prático e de fácil e ágil utilização”, explica Luque.
Na capital paranaense, estão em dez locais estratégicos: Museu Oscar Niemeyer, Serra Verde Express, Mercado Municipal, Memorial de Curitiba e nos hotéis Slaviero Full Jazz, Quality Curitiba Hotel, Slaviero Rockfeller, Hotel Mabu, Hotel Pestana e Hotel Transamérica Curitiba.
A ferramenta atualmente está presente em países como Espanha, Holanda, Inglaterra e Emirados Árabes. “Curitiba tem um perfil parecido com o de cidades europeias, voltada ao turismo de negócios e focada no meio ambiente. Essas foram umas das questões que nos fizeram investir aqui”, diz Carolina Parolin, sócia da CIT Mídia, empresa responsável pela implantação dos terminais.
O projeto é coordenado pela CIT Mídia, das sócias Carolina Parolin e Aline Dalla Vale, e conta com o apoio do CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba e Ministério da Cultura. “Para nós é essencial ajudar a disseminar essa ação, que vai facilitar e muito a estadia dos turistas que já estão aqui para a Copa do Mundo e para os próximos eventos que estão por vir”, diz Dario Paixão, presidente do CCVB.
Deixe um comentário