Dario Foem versão para picadeiro na CAIXA Cultural Curitiba
Os palhaços Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz, do grupoLa Mínima, encenam recriações populares de temas bíblicos
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de19 a 22 de junho, o espetáculoMistero Buffo, adaptação feita pelo grupo La Mínima da comédia de Dario Fo. Com direção de Neyde Veneziano, a montagem alia a teatralidade do dramaturgo italiano à linguagem circense dos palhaços fundadores do grupo teatral, os atores Fernando Sampaio e Domingos Montagner. No dia 21, às 16 horas, os dois atores ministram conferência gratuita sobre os palhaços do grupo La Mínima para profissionais, estudantes e interessados nas artes circenses.
Inspirada nos mistérios medievais e na narrativa dos jograis,Mistero Buffo lança um olhar crítico a temas atuais como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo. Para isso, os atores Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz revezam-se em dezenas de personagens que perpassam quatro dos 20 monólogos da antologia original, criada por Dario Fo no final da década de 60. São recriações populares dos temas bíblicos a Ressurreição de Lázaro,O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Jogo do Louco aos Pés da Cruz. Além dos quatro episódios, o espetáculo é formado por um Prólogo, dois Entreatos e um Final Musical.
O grupo:
Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro, onde levaram às ruas números de circo desenvolvidos sob orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criaram o La Mínima, que estreou com o espetáculo La Mínima Cia de Ballet, baseado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, a dupla recebeu prêmios como o APCA, oEm Cena Brasil e o Shell, por espetáculos comoA Noite dos Palhaços Mudos, Piratas do Tietê – O Filme, À La Carte, Reprise e O Médico e os Monstros. O La Mínima é fundador do Circo Zanni, coletivo que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.
Os atores:
Palhaço desde 1990, o ator Fernando Sampaio participou de espetáculos com as mais diferentes companhias de São Paulo como Nau de Ícaros, Acrobático Fratelli, Pia Fraus Teatro, Parlapatões, XPTO, Banda Palhaçal e, desde 1997,La Mínima.
Domingos Montagner fez o curso de interpretação de Myriam Muniz. Criou com Beto Andretta e Beto Lima a Pia Fraus Teatro. Além daLa Mínima, foi um dos fundadores da Central do Circo, centro de pesquisa e prática das artes circenses que funcionouem São Paulo de1999 a 2003. Também atuou em telenovelas da Rede Globo comoSalve Jorge e na série O Brado Retumbante.
Palhaço, ator e músico, Fernando Paz integrou os grupos Tapa, Folias D´Arte, Cia. do Latão, Núcleo Arte Ciência no Palco, Fraternal Cia. de Arte e Malasartes e, atualmente, aLa Mínima. Integrou o elenco dos Doutores da Alegria de2006 a 2011. Desde 2008, apresenta a série Pequeno Dicionário Musical da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, hoje Brincando com Música, com o Maestro Jamil Maluf.
A diretora:
Especialistaem Dario Fo, Neyde Veneziano alterna sua carreira entre direção teatral e atividades acadêmicas. Neyde fez pós-doutorado na Itália, pesquisando e trabalhando ao lado de Dario Fo. De volta ao Brasil, defendeu Livre Docência na USP sobre o autor e publicou o único livro em língua portuguesa sobre sua obra –A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação. Entre os 29 espetáculos que dirigiu, pode-se citarArlecchino e Una giornata qualunque.
O autor:
A obra dramática de Dario Fo, que soma mais 30 peças, emprega técnicas dos antigosgiullare e da Commedia dell’Arte para apresentar uma visão satírica e profana de temas eruditos e religiosos. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1997 por ter dado aos jograis, em sua obra, a mesma estatura das grandes correntes da literatura universal.
Teaser da peça no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=hw0E5uolRLs
Serviço:
Teatro: Mistero Buffo
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data:19 a 22 de junho de 2014 (quinta-feira a domingo)
Horário:quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 18h
Ingressos:Vendas a partir de 14 de junho. R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação ecorrentistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria:(41) 2118-5111. De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h
Classificação etária:Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Conferência com Domingos Montagner e Fernando Sampaio
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: dia 21 (sábado)
Hora: 16 horas
Duração: duas horas de duração
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes cênicas e interessados nas artes circenses
Bilheteria:Entrada franca. Os ingressos devem serretirados na bilheteria, uma hora antes do início da conferência.
Deixe um comentário