O desafio de criar o quarto do adolescente
Projeto precisa agregar praticidade e funcionalidade ao estilo do jovem morador
Decorar um quarto para um adolescente muitas vezes é um desafio. Visto pelo jovem como o seu refúgio, o espaço precisa ser prático e funcional, características necessárias para a manutenção da organização e da limpeza. Como possuem um gosto mais ousado e moderno, a tarefa nem sempre é fácil, mas com alguns cuidados é possível criar um ambiente adequado e agradável ao exigente morador.
Um dos primeiros passos para a elaboração do projeto é a realização de uma entrevista com o adolescente. “O primeiro diálogo é de grande importância para descobrir as necessidades, gostos, atividades e hábitos, com o intuito de criar um espaço apropriado à realidade da pessoa que o usará”, explica Thalita Miyawaki, arquiteta da EFTM Arquitetura. A presença dos pais também é importante nesta conversa inicial, pois somente eles podem autorizar a instalação de alguns itens no quarto, como videogames, televisão, rádio e instrumentos musicais.
Além dos móveis obrigatórios, como cama e guarda-roupa, se houver espaço, vale criar um canto próprio para os estudos. “Uma escrivaninha, uma cadeira ajustável, gavetas e prateleiras para guardar os livros já fazem o papel. Lembre-se também de colocar uma iluminação direta e adequada para estudos a fim de evitar o cansaço visual”, ensina Erika Fukunishi, também arquiteta da EFTM Arquitetura.
Visando o custo-benefício até a vida adulta, é importante evitar pinturas temáticas que podem enjoar rapidamente, bem como móveis em tamanhos menores, optando por versões padrões. Para não correr o risco de precisar alterar o quarto todo caso o adolescente enjoe da decoração, a dica das arquitetas é utilizar os móveis em tons mais neutros e ousar na decoração. “Opte por colocar cores e temas em adesivos, que podem ser retirados posteriormente, almofadas, roupas de cama, tapetes, pufes e objetos decorativos”, explicam as profissionais.
Entre os temas, pranchas de surfe, skate, bicicletas, bolas, heróis e esportes são os mais comuns no caso dos meninos. “Já para as meninas flores, dança e cidades como Paris e Nova Iorque, além de artistas como o Romero Britto. A escolha depende do gosto de cada um. Quando não há um tema, os desenhos geométricos como listras e xadrez são os mais utilizados”, garante Erika.
É importante também projetar um ambiente onde o adolescente, além de se sentir bem, assuma a responsabilidade de manter o espaço limpo e arrumado. “Algumas soluções ajudam nesta tarefa nada fácil, como a colocação de nichos, gavetas e prateleiras para manter os objetos de uso diário sempre à mão. As meninas adoram esses espaços, pois utilizam para guardar maquiagens, prendedores de cabelos, joias e bijuterias”, acrescenta Thalita. Optar por uma cama box com baú também ajuda principalmente se o espaço do quarto é reduzido, pois o baú serve para guardar objetos e roupas com pouco uso.
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2001, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma universidade.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)
Site: www.eftmarquitetura.com
Deixe um comentário