Leila Pugnaloni realiza exposição “Tabuleiros”
Artista cria uma poética da vida dos escravos, aos ambulantes de hoje em dia
A exposição Tabuleiros, de Leila Pugnaloni, curadoria de Marco Antonio Teobaldo está na Galeria Pretos Novos desde o dia 26 de março. A partir de sua visita ao sítio arqueológico Cemitério Pretos Novos, a artista realiza uma pesquisa sobre o mercado da escravidão no Rio de Janeiro, que remonta um traçado sobre a vida dos escravos de ganho até a rotina dos vendedores ambulantes de hoje em dia. Criando uma instalação com tabuleiros repletos de referências históricas, antropológicas e até mesmo auto-biográficas, Leila Pugnaloni promove, a partir de seu trabalho, uma reflexão sobre a importância do negro no Brasil.
Tabuleiros se tornou uma espécie de retrospectiva da artista, em que ela pontua historicamente questões relacionadas ao trabalho escravo no Brasil, ao mesmo tempo que resgata lembranças de sua infância no Rio de Janeiro e a influência que a cidade exerceu sobre a sua trajetória profissional. Além dos tabuleiros, a artista exibirá pinturas sobre telas e madeira (séries Módulos de Luz e Jujus), desenhos e fotografias, produzidas a partir de 2007 até 2014.
A Galeria Pretos Novos é um espaço voltado à pesquisa curatorial e ocupações artísticas instalado sobre o sítio arqueológico do recém descoberto Cemitério dos Pretos Novos, na Gamboa. Único do país, o IPN tem como missão a preservação da memória da cultura nacional e, com a programação da galeria, divulgar e promover arte contemporânea produzida por artistas brasileiros.
Tabuleiros
Leila Pugnaloni
curadoria: Marco Antonio Teobaldo
inauguração: 26/03/2014 – 18h
visitação: 27/03 a 11/05/2014 – terça a sexta, 13h – 19h e sábado, 11h – 14h
Galeria Pretos Novos
Rua Pedro Ernesto, 32/34 – Gamboa
Rio de Janeiro
fone (21) 2516-7089
Deixe um comentário