Cartório promove casamento comunitário para 100 casais em Pinhais (PR) no próximo dia 15
Evento gratuito facilita o acesso de residentes do município ao sonho do matrimônio
O município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), vai comemorar seu aniversário de 21 anos com estilo neste fim de semana. O tradicional evento de casamento comunitário, exclusivo para residentes da cidade, vai promover 100 matrimônios através do Cartório de Registro Civil. A festa acontece neste sábado (15), a partir das 19h30, no prédio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), da Secretaria de Educação.
As inscrições foram abertas no final do ano passado e todas as vagas foram preenchidas rapidamente, segundo a oficial registradora e tesoureira da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Karen Lúcia Cordeiro Andersen, que vai presidir a cerimônia. “Quem já esteve presente em um casamento coletivo sabe que a ocasião é emocionante. O evento foi muito bem divulgado desde o início e a procura foi enorme”, afirmou Karen.
Os participantes do casamento coletivo tiveram de se habilitar previamente para fazer parte da festa, mas não terão de desembolsar nenhum valor para oficializar a união. O evento é voltado especialmente a casais com renda insuficiente, que têm dificuldade em arcar com custos da celebração normal.
“Nossa intenção é justamente facilitar o acesso ao sonho do matrimônio para toda a população. Há casais de várias faixas etárias diferentes, e esta diversidade torna o evento ainda mais bonito. É certamente um momento inesquecível para as famílias de todos os participantes”, diz Karen.
“Visualmente a cerimônia fica belíssima, e o fato de todos os casais estarem juntos torna o casamento ainda mais especial, já que as pessoas se conhecem, dividem a alegria e compartilham os sonhos umas das outras”, enfatiza a cartorária. Segundo ela, a organização do evento vai inclusive fornecer o vestuário para os noivos e noivas que desejarem a indumentária, além de penteado e maquiagem para todas as mulheres, buquês de flores e outros acessórios.
Com início às 19h30, o casamento comunitário contará com a presença de um Juiz de Paz, além da oficial registradora e tesoureira da Anoreg-PR. O prédio do Cenforpe, onde a cerimônia terá lugar a partir das 19h30, fica situado na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis.
A importância do casamento comunitário
A prática do casamento comunitário é importante porque reforça o papel do cidadão e fortalece o direito de acesso aos benefícios sociais dos programas governamentais. “O casamento comunitário é de suma importância, porque além de facilitar a realização de um sonho, também permite que os casais regularizem suas uniões civis matrimoniais”, ressalta.
Desde 2009, segundo a Prefeitura de Pinhais, já foram realizados mais de 400 casamentos comunitários. Nem todos chegam a ter cem ou mais pares envolvidos, como é o caso deste, mas o evento é tradicional e também acontece com frequência em Curitiba e outros municípios da Região Metropolitana, além de várias regiões do Brasil.
Neste ano, segundo a Anoreg-PR, ainda deverão ser realizados outras cerimônias semelhantes. “Ainda não há data definida, mas já estamos planejando os eventos seguintes em um futuro próximo”, assegura Karen. Casais que não conseguiram se inscrever para esta celebração, portanto, deverão ter outras oportunidades ao longo de 2014.
Serviço
Casamento Comunitário em Pinhais (PR)
Data: 15/03/2014
Horário: A partir das 19:30
Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) – Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis.
Deixe um comentário