COMÉDIA CELEBRA ARTE DA REPRESENTAÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Cena da peça teatral “A Arte da Comédia”
Crédito: Paula Kossatz

O público poderá prestigiar a peça escrita por Eduardo de Filippo antes das apresentações que serão feitas na mostra oficial do Festival de Curitiba

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 16 de março, a montagem da peçaA Arte da Comédia, escrita em 1968 pelo célebre dramaturgo italiano Eduardo de Filippo (1900-1984), com direção de Sérgio Módena. A comédia – que nos dias 29 e 30 de março volta à cidade como parte da mostra oficial do Festival de Curitiba – é uma defesa apaixonada do autor italiano do fazer teatral como elemento transformador.

Com a clara intenção de evocar o jogo teatral, o autor cria uma peça “política” universal, com linguagem objetiva e popular, porém jamais panfletária. Fazem parte do elenco Ricardo Blat, Thelmo Fernandes, Erika Riba, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Celso André, Alexandre Pinheiro, Sávio Moll, Teresa Tostes, Poena Viana, Bruno Gonçalves, Sergio Somene e Renato Bavier.

Orestes Campese (Ricardo Blaté o dono de uma miserável companhia teatral que, sem conseguir o apoio do prefeito De Caro (Thelmo Fernandes), resolve pregar-lhe uma peça. Expulso de seu gabinete, o ator recebe por engano a lista de personalidades a serem recebidas ali naquele dia e resolve plantar a dúvida na cabeça do administrador: sugere que entre os visitantes pode haver atores de sua companhia, disfarçados. A partir de então, De Caro e seu assessor veem-se às voltas com a difícil tarefa de diferenciar verdade e farsa, encenação e realidade.

A montagem recebeu o prêmio Fita 2012 de melhor ator para Thelmo Fernandes, além de duas indicações ao Prêmio Shell 2013 de melhor ator (para Blat e Fernandes) e quatro indicações ao Prêmio Cesgrandio 2013 de melhor direção, espetáculo e ator (para Blat e Fernandes).

 

O autor:

Considerado o mais importante dramaturgo contemporâneo da Itália ao lado de Luigi Pirandello, Eduardo de Filippo (1900-1984) costuma ser comparado a Molière. O napolitano estreou aos quatro anos de idade na companhia de seu pai, Eduardo Scarpetta, e, até sua morte, em Roma, explorou o teatro sob as formas de revista, cabaré, music-hall, teatro, ópera, cinema e televisão. Em 1930, funda sua própria companhia e, por 15 anos, viaja pela Itália atuando com o irmão e a irmã em peças de sua autoria. Após a 2ª Guerra Mundial, sua fama ultrapassa as fronteiras italianas e sua obra, que soma mais de 40 peças teatrais, ganha um posto na grande tradição do teatro popular.

 

O diretor:

O jovem diretor Sérgio Módena participa da mostra oficial do Festival de Curitiba, neste mês de março, com a montagem “A Arte da Comédia”, de Eduardo de Fillipo, e “Ricardo III”, de William Shakespeare. Suas primeiras incursões cênicas aconteceram em 2002, quando escreveu e dirigiu “Coração Inquieto”, baseado nas memórias de Santo Agostinho, e adaptou, produziu e dirigiu “A Roupa Nova do Imperador”, baseado no conto de H.C. Andersen. Dentre alguns trabalhos recentes, estão: a direção de “As Mimosas da Praça Tiradentes”, de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche; a adaptação do conto de Andersen, “O Soldadinho de Chumbo”, para o espetáculo “O Soldadinho e a Bailarina”, com direção de Gabriel Villela e atuação de Luana Piovani; e, ao lado de Pedro Brício, a direção do premiado espetáculo “Cine-Teatro Limite”.

 

Serviço:

Peça “A Arte da Comédia”

Local: CAIXA Cultural Curitiba(R. Conselheiro Laurindo, 280)

Data: dias13 a 16 de março de 2014 (quinta-feira a domingo).

Hora: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 – bilheteria . Vendas a partir de 8 de março, sábado. De terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*