ÍCONES DO JAZZ EM ENCONTRO HISTÓRICO NA CAIXA CULTURAL

Ron Carter
Crédito: Divulgação

O baixista Ron Carter é o convidado do trombonista Raul de Souza em sua mais ousada produção musical
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de sexta-feira (14) a domingo (16), o espetáculo de música instrumental “Raul de Souza convida Ron Carter”, que une no mesmo palco, pela primeira vez, dois dos maiores representantes do jazz: o carioca Raul de Souza, considerado o número 1 do trombone pela crítica especializada internacional, e o baixista norte-americano Ron Carter, gigante do jazz que já tocou ao lado de Miles Davis. O instrumentista brasileiro também fará um bate-papo com o público, no dia 15, com mediação do músico Glauco Sölter.
 
A escolha da capital paranaense para sediar o encontro entre dois bambas do jazz deve-se à relação afetiva de Raul de Souza com a cidade. Entre 1958 e 1963, ele atuou como comandante da Aeronáutica no bairro do Bacacheri e, desde então, vem frequentemente para Curitiba visitar a família e tocar, acompanhado pelos músicos do grupo local NaTocaia. Dois integrantes desse grupo – Glauco Sölter (baixo elétrico) e Mário Conde (guitarra) – integram a banda que acompanha a dupla na CAIXA Cultural Curitiba. Completam o quarteto instrumental os músicos Fábio Torres (piano) e Sérgio Machado (bateria).
 
Sobre Raul de Souza:
A trajetória do carioca João José Pereira de Souza, o Raul de Souza, começou aos 16 anos, tocando tuba na Fábrica de tecidos Bangu e trombone em inúmeras gafieiras no Rio. O apelido de Raulzinho lhe foi dado por Ary Barroso em seu programa de calouros.
 
Em 1957, gravou pela primeira vez com Altamiro Carrilho e a Turma da Gafieira. A dificuldade para sobreviver como músico profissional o levou a ingressar na Força Aérea Brasileira, onde era responsável pela organização da banda da corporação – à noite, se apresentava em casas noturnas curitibanas.
 
Em 1963, participa da gravação do LP “Você Ainda Não Viu Nada”, de Sérgio Mendes, que fez grande sucesso. Em 1965, grava seu primeiro LP solo, “À Vontade Mesmo”, com participação do baterista Airto Moreira, que conheceu em Curitiba. Em 1973, é convidado para uma turnê pelos EUA com Flora Purim e Airto Moreira e, ali, onde viveria até 1986, lança o LP “Colors”, pelo selo Milestones Records; o aclamado “Sweet Lucy” (1977), “Don’t Ask My Neighbors” (1978) e “Till Tomorrow Comes” (1979). Desde esse período, vem utilizando uma invenção própria como instrumento: o “Souzabone”, um trombone em dó com quatro pistões (o normal só tem três).
 
No Brasil, lançou o CD Elixir (2005) e “Jazzmim” (2006) – este último gravado em Curitiba com o grupo NaTocaia, que lhe rendeu o prêmio de “Melhor CD Instrumental do Ano” pela revista “Jazz +”. Em 2007, gravou o CD “Bossa Eterna” e, em 2012, o DVD “O universo musical de Raul de Souza”, em comemoração aos seus 60 anos de carreira, que lhe renderia o Prêmio de Música Brasileira.
 
 
Sobre Ron Carter:
Um dos baixistas de jazz mais populares da atualidade, o norte-americano iniciou sua trajetória nos anos 60, apresentando-se com Eric Dolphy, Jaki Byard e Wes Montgomery. Pouco depois, excursionou pela Europa com Cannonball Adderley e, então, tornou-se membro do segundo grande quarteto de Miles Davis.
 
Ron foi um dos poucos músicos que continuaram a tocar baixo acústico depois do advento do baixo elétrico. Utiliza sonoridades peculiares como os “gonglikes”, como são chamados seus verdadeiros “ataques” às notas, e os tradicionais glissandos – hoje incorporados ao vocabulário de todo o baixista. Quando formou seu grupo, Ron se dedicou ao baixo piccolo, um instrumento com a metade do tamanho padrão, afinado até alcançar uma qualidade de som fora do comum.
 
Foi eleito baixista da década pela “Detroit News”, jazz baixista do ano pela “Downbeat” e nomeado “instrumentista mais valioso” pela Academia Nacional de Artes e Ciências Cinematográficas. Como compositor, recebeu o Grammy em 1988 pela composição instrumental “Folhas Azuis”, trilha do filme “Round Midnight”. Com mais de 2.500 álbuns em seu currículo, Carter gravou com grandes nomes da música como Carlos Santana, Aretha Franklin, Sonny Rollins, Paul Simon, Benny Goodman, George Benson, BB King, Antonio Carlos Jobim, J.J. Johnson e Stan Getz.
 
 

 

Serviço:
Música: Raul de Souza convida Ron Carter
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 14 a 16 de fevereiro de 2014 (de sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 
Bate Papo com Raul de Souza:
Mediador: Glauco Sölter
Data: 15 de fevereiro, das 17h às 18h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Bilheteria: Os ingressos serão distribuídos gratuitamente por ordem de chegada na bilheteria do teatro a partir das 16h.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*