A exposição da artista plástico Rosi Chiuratto abre o calendário de exposições da Secretaria de Cultura de SJP

A artista plástica Rosi Chiuratto em seu atelier.
Crédito: Katia Velo

O Museu Attílio Roco, exibe a exposição “Paisagens” da artista plástica Rosi Chiuratto. A artista apresenta uma viagem plena por lugares tranquilos, mostrando uma honestidade e um realismo maravilhosamente vivos. Amante de paisagens rurais, onde ovelhas se agrupam com um ingênuo lirismo manifestando uma visão de ternura ao lado mais inspirador da natureza. Paisagens elegantes com montanhas ao fundo, vislumbrando o norte da Europa. E também paisagens locais onde o pinheiro ilustra com elegância em suaves pinceladas em cores e em sépia, na busca da representação com tons do passado.

Um pouco sobre a artista Rosi Chiuratto, é são-joseense, e desde criança se interessou pelas artes plásticas. De formação autodidata suas primeiras pinceladas foram com os materiais tinta guachê e papelão. Influenciada pelo artistas do período romantismo tendo como ídolos o inglês John Constable (1776 – 1837) e o francês Jean-Baptiste Camile Corot (1796 – 1875). A expressão artística de Rosi Chiuratto é imaginativa, buscando inspiração nas paisagens locais, mas a reprodução é que deu maior desenvoltura para sua técnica artística.

A artista participou de várias exposições individuais e coletivas. Possui obras em diversos países como Polônia, China, Portugal, Itália e Estados Unidos.

Em visita ao ateliêr da artista o Secretário da Cultura Amarildo Rosa, se encantou com as obras e admirando uma ainda não acabada sobre o cavalete, comentou: “que magnífico quadro que surge de leves pinceladas”. Afirmou ainda que é no atelier do artista que se sente o carinho do artista pelas tintas, pincéis e a palheta borrada que se veem o despertar da imagem.

O Chefe de Divisão de Literatura e Artes Plásticas Roberto Machnievscz, destaca que em 2013 quando iniciou suas atividades na pasta da Secretaria de Cultura, tinha como principal objetivo fazer o resgate dos artistas locais. Este objetivo vem se concretizando. Lembrando ainda que foram realizadas 15 exposições no ano passado. Quase um marco para a Secretaria de Cultura e um louvor aos artistas locais. E com Rosi Chiuratto não poderia ser diferente, conhecendo a sua obra de perto, “vimos que a melhor forma de expressão do artista é quando ele é reconhecido pelo público. E, é através da exposição que proporcionamos isto ao artista”, destacou.

A paixão pela curadoria do futuro historiador Luciano Chinda, que em seu primeiro trabalho demonstra toda a sua vontade de criar uma exposição enlaçada em técnicas adquiridas em visitas técnicas ao Museu Oscar Niemeyer, vislumbram a sapiência de um amante das artes.

 

 

Serviço:

Exposição: “PAISAGENS” – Rosi Chiuratto

Local: Museu Municipal Atílio Rocco

Endereço: Rua XV de Novembro, 1660 – Centro

Tel.: (41) 3381-5900

Período da exposição de 04 de fevereiro até 05 de abril de 2014

*Horário para visitação: 2ª. a 6ª. das 9 às 17h / Sábado das10h às 14h (Sujeito a alterações)

Entrada Franca

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*