9º. FEIRA DAS CIÊNCIAS/2019 – ESCOLA EVOLUTIVA

O TEMA DESTE ANO FOI INSPIRADO NOS ODS da ONU/Agenda 2030

Folha da Mulher SJP – Educação – Escola Evolutiva, outubro/19

“O objetivo central da Feira das Ciências é motivar, desenvolver e ampliar o conhecimento dos alunos por meio de múltiplas possibilidades e habilidades. Neste ano, a missão era salvar e transformar o mundo”.  Patricia Alberti, Diretora da Escola Evolutiva.

O INÍCIO: PLANEJAMENTO

Você já deve ter visto alguma Feira de Ciências, mas a Feira das Ciências da Escola Evolutiva deste ano superou até mesmo as feiras realizadas anteriormente. A atividade já faz parte do calendário escolar e na primeira reunião pedagógica os professores já ficaram animados. Todas as sugestões são debatidas e as aulas são organizadas de acordo com as etapas necessárias para a realização deste grande momento. Neste ano, os projetos tiveram alguma relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, Agenda 2030. Portanto, a Feira das Ciências tinha a missão de transformar e mudar o mundo!

O PROCESSO: UNIÃO

Realizar atividades que promovessem o interesse dos alunos por assuntos tão complexos parecia um trabalho hercúleo. Os professores se reuniram diversas vezes, analisaram, fizeram cronogramas, mudaram o tema, mas todo o trabalho foi recompensado. Depois de trabalharem por quase três meses, os professores decidiram mudar totalmente o formato da feira. Inspirados nos ODS criaram oficinas diferentes e atrativas: Avengers, Rádio, Mindfullness, TV Evolutiva, Movimento, Vida Terrestre, Vida na Água, Alimentação Saudável, entre outras. Depois, foi criada uma plataforma virtual para que os alunos pudessem se inscrever. Portanto, eles escolheram e o sentimento de pertencimento foi o grande diferencial. A colaboração e participação dos pais também possibilitaram que as ideias se transformassem em ações. Um pequeno passo para o aluno, mas um grande avanço para a educação.

O DESENVOLVIMENTO: CRIATIVIDADE

Os projetos buscaram “sair da caixinha” e entraram dentro da consciência e, principalmente, do coração de todos os envolvidos. Passaram por várias etapas até que se transformassem em grandes oficinas. O pessoal do Vale do Silício que se cuide! As Oficinas buscaram atrair o público de forma lúdica, criativa e divertida, porém, sem perder a qualidade do conteúdo. Os alunos foram os protagonistas de todas as Oficinas. Os professores atuaram como orientadores e mediadores.

OFICINAS

Na Oficina É tudo coisa da sua cabeça! vários módulos foram criados. Durante o ano, a Escola Evolutiva contou com a parceria da Campanha “5 Minutos Eu Medito” que tem como objetivo difundir a prática da meditação para muitas pessoas e a utilização de aplicativos como ferramentas. Nesta oficina, os alunos trabalharam com sentimentos como medo, raiva, pressão e sobre a importância do pensamento positivo. O foco era o mindfullness, ou seja, atenção total e plena com um intenso sentimento de gratidão. Na Oficina Vida Terrestre foi realizado o ciclo da água, plantio de vegetais, plantas, verduras, observação de animais, entre outras. Na Oficina Fazenda Sustentável no Minecraft foi desenvolvido coletor de dejetos para fabricação de gás metano e fertilizantes, coletores de água da chuva para irrigação, coletor de óleo usado para fabricação de lubrificantes para os tratores e máquinas, fabricação de sabões e outros produtos de limpeza. A Oficina Gamificação envolveu os alunos na criação de jogos que levaram os participantes a buscarem ações de sustentabilidade para vencer os obstáculos inseridos no tabuleiro. Trabalharam desde construir brinquedos com reaproveitamento de materiais até jogos de realidade ampliada. Anteriormente, os alunos fizeram uma visita guiada ao Centro de Reciclagem, Sementes do Amanhã.

A APRESENTAÇÃO: SUPERAÇÃO

O objetivo era audacioso, mas o resultado foi grandioso! Dia 21 de setembro, dia da apresentação das Oficinas, a Feira das Ciências se transformou num grande evento. O resultado de todo o trabalho desenvolvido não poderia ter sido melhor. Houve a inauguração de uma rádio com apresentação de bandas convidadas, rádio novela e entrevistas, apresentação de filme produzido pelos alunos numa sala de cinema com direito a pipoca e foto em painel confeccionado pelos alunos, salas sensoriais, programa de TV, degustações de produtos naturais e muito mais. A Feira das Ciências da Escola Evolutiva além das oficinas, criou e ampliou várias campanhas como de coleta de lacres de latinhas, de tampinhas, substituição de canudinhos e copos plásticos, Salvem as Tartarugas, a Campanha #doeumaflor. Tentar explicar por meio de palavras o que foi vivenciado nesta Feiras das Ciências é quase uma missão impossível. No entanto, o sucesso em realizar algo tão transformador deixou a todos com um grande sentimento de orgulho. Para transformar o mundo é preciso ser forte, ter coragem e ter um grande coração. Como diria o Buzzlightyear “Ao infinito e além!” E que venha a 10ª. Feira das Ciências!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*