79% das mulheres na música já sofreram algum tipo de discriminação

Any Soarez, artista curitibana, lança ‘Clubinho’, música que fala sobre como é o cenário artístico brasileiro para mulheres

Any Soarez e Jessi Kahys. Crédito: Gabs Teixeira Antunes

Em seu novo lançamento, a artista Any Soarez fala sobre como é o cenário artístico para mulheres. Assuntos como machismo e falta de oportunidades são alguns dos temas abordados no single, que se chama Clubinho. A música, que é um misto dos gêneros pop e rap, é um feat com a cantora e compositora Jessi Kakys. Além disso, Clubinho tem a participação especial das artistas Nahla, Mestiça, Anjulha, Noe Carvalho e Flávia Oms.  

Dados da Associação Brasileira de Compositores (UBC) mostram que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação. A pesquisa conversou 252 mulheres que relataram, com detalhes, suas realidades. Segundo a Artnet News, artistas mulheres representam apenas 2% do mercado. O estudo mostra também que quando homens assinam uma obra, ela aumenta de valor. No entanto, quando uma mulher é autora, a obra tem seu valor diminuído. 

“Diariamente mulheres são silenciadas e, no cenário artístico, isso não é diferente. Clubinho é uma junção de ideias, de diversas mulheres, que passam ou já passaram por algum tipo de discriminação”, conta Any Soarez.

Para Jessi Kakys, além de um desabafo, Clubinho é uma grande oportunidade. Nessa música, a compositora, com projetos em andamento, consolida sua entrada na cena musical, atuando no primeiro lançamento de sua carreira como feat de Any Soarez.  “Como mulher negra, passei uma vida sendo intimidada por expor minha opinião. Essa música é um pedido para que os homens que diminuem nossas ideias, olhem um pouco para as suas próprias limitações e respeitem nossa trajetória até aqui”.

A música já está disponível em todas as plataformas digitais. Para assistir ao videoclipe basta acessar aqui.

Para saber mais, siga: @anysoarez @jessikahys 

Tayná Soares 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*