6 dicas essenciais para a última semana antes do ENEM

Pedagoga explica como manter um bom rendimento antes da maior prova do país

Divulgação

Nos próximos dias 13 e 20 de novembro acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para os estudantes que buscam por uma vaga em faculdades públicas e privadas. Com as provas cada vez mais próximas, os participantes reforçam os estudos e utilizam os dias restantes para se preparar emocionalmente para o vestibular mais disputado do país.

Concentração é um dos pilares existenciais dos vestibulandos. Dentro da rotina de estudos é essencial acrescentar algumas alternativas que ajudam a manter o foco, como a prática de exercícios físicos que auxiliam no combate dos sintomas de ansiedade, além de manter uma alimentação saudável.

No entanto, essas são apenas duas das principais orientações que podem ajudar os alunos. A pedagoga e diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Litoral, Marizane Piergentile, separou algumas dicas para quem já está na reta final de preparação para as provas. Confira abaixo:

1- De olho na alimentação

Não é novidade que o alimento ingerido tem o poder de potencializar a ansiedade. Diversas pesquisas em neurociência dizem que a alimentação influencia nas nossas conexões e na maneira como nos sentimos. Por isso, busque manter uma alimentação mais leve e tranquila nesta semana, evitando estimulantes, como gordura e açúcar.

2- Não guarde a ansiedade para você

Procure conversar com algum especialista, caso esteja muito ansioso ou preocupado. Se possível, que seja um profissional da área ou alguém de sua confiança para desabafar, porque à medida que nós externalizamos o que estamos sentindo, automaticamente conseguimos encontrar respostas em relação aos nossos problemas.

Na maioria das vezes, o especialista pode ajudar a relembrar situações que você já passou e que também tiveram um nível maior de estresse ou de demandas emocionais que foram superadas.

3- Durma o suficiente

O nosso ciclo circadiano possui um relógio natural que nos aponta qual horário é o mais indicado para ter uma boa noite de descanso, tópico essencial para todo vestibulando.

O sono deve ser tranquilo, livre daquela luzinha do celular e de sons que possam impedir o conforto.

4- Busque se divertir

Nesta semana, tenha momentos de lazer com você mesmo. Festas e baladas não são aconselhadas, pois podem atrapalhar na hora de cumprir o tópico acima. Uma noite de jogos em família, uma maratona de filmes, um jantar em amigos ou aquela visita na casa da avó estão entre as melhores opções.

5- Estimule o ócio criativo

O cérebro humano, assim como o corpo, precisa de momentos de descanso e as maiores ideias surgem durante esse momento. O chamado ócio criativo consiste na conexão consigo mesmo durante as atividades que você ama fazer sozinho. Essa técnica pode te ajudar a criar alguns truques para colocar em prática nos dias de prova.

6- Respire e mantenha a calma

A última dica é ficar tranquilo e confiar no conteúdo que você estudou. Se por algum motivo você se esquecer de alguma informação e começar a se sentir nervoso, faça a técnica de respiração dos quatro segundos: respire lentamente contando até quatro, segure contando até quatro e expire contando até seis. Dessa forma, você oxigena o seu cérebro e acalma os batimentos cardíacos.

Lembre-se de pular a questão que você não souber e voltar quando estiver mais calmo para que você consiga prestar atenção e desbloquear na memória todo o conteúdo estudado.

Por Isabella Vilela / Máxima

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*