4ª Edição do Prêmio Acolher seleciona projeto social no Paraná

Bruna Marcelly Coutinho está entre os vencedores, com o projeto “Elas por Elas, Vivendo Positivo”, da ONG Grupo Pela Vida, que atua na assistência a mulheres vítimas da AIDS

O Prêmio Acolher, iniciativa da Natura que visa identificar e incentivar consultoras e consultores da empresa que acolhem suas comunidades através de ações sociais, revelou os 15 projetos vencedores de sua 4ª edição. Foram 14 eleitos por um júri formado por colaboradores da Natura e profissionais do mercado, e um eleito por votação popular. A voluntária Bruna Marcelly Coutinho, da cidade de Umuarama, no Paraná, está entre os nomes que receberão apoios financeiro (no valor de até R$ 15 mil reais) e técnico, que consiste em workshops de desenvolvimento e encontros estratégicos para reunir os empreendedores sociais e fortalecer suas redes locais.

Da dor por perder o pai quando tinha 19 anos e três anos depois ver sua mãe também partir, vítima da AIDS, a jovem Bruna Marcelly Coutinho reuniu forças para ajudar mulheres portadores do HIV. Aos 27 anos, mãe solteira de dois filhos, Bruna participa do projeto “Elas por Elas, Vivendo Positivo”, da ONG Grupo Pela Vida, que atua na assistência a mulheres vítimas da AIDS na região de Umuarama.

Vice-presidente e tesoureira voluntária da entidade, Bruna explica que a ONG oferece assistência aos portadores do vírus e familiares em busca de tratamentos, suporte psicológico, orientação jurídica e oferece também almoço para os atendidos pelo projeto. Há ainda leitos para aqueles em condições mais vulneráveis, repasse de leite e assistência social em parceria com o Banco de Alimentos de Umuarama, o que permite a distribuição de hortaliças oriundas de doações de supermercados da cidade.

Os beneficiados são quase sempre famílias em situação de extrema pobreza e risco. Para Bruna, o tema ainda é alvo de muito preconceito e desinformação. “O prêmio Acolher do Movimento Natura é um ótimo auxilio, principalmente para a visibilidade das ações da entidade, colaborando em desmistificar o tratamento da doença e a relação da sociedade com os portadores do vírus”, explica.

A principal dificuldade da ONG é a sustentação financeira. Atualmente o projeto conta com apoio dos governos municipal e federal. Com o prêmio Acolher, o projeto Elas por Elas pretende ampliar as atividades com cursos de formação e artesanato.

Outro desafio é manter o aluguel em dia, enquanto não conseguem garantir uma sede própria. A organização tem cadeiras titulares no fórum paranaense de ONG AIDS, das Cidadãs Positivas e dos Conselhos Municipais da Saúde e da Mulher, e busca levantar temas relacionados à doença.

Consultora da Natura há mais de três anos, Bruna conta que metade da renda familiar é garantida através da venda dos cosméticos.

Um convite à solidariedade – Projeto Acolher

Em outubro de 2014 o Movimento Natura lançou uma plataforma colaborativa, aberta a toda sociedade, em que qualquer pessoa pode divulgar seus projetos sociais para buscar apoio para a ação. A plataforma (http://www.movimentonatura.com.br/) funciona como uma via de mão dupla, dando também a oportunidade de quem quiser ser voluntário encontrar uma ação que precise de seus talentos e habilidades. 

Apesar desse espaço ser aberto a todos os públicos, o Movimento Natura oferece benefícios adicionais a quem faz parte do grupo de Consultores e Consultoras Natura, como a participação no Prêmio Acolher. “Nós acreditamos no poder de uma rede colaborativa, que dá valor o indivíduo e ao coletivo. Nossos Consultores são mais que empreendedores, são agentes sociais de transformação. São homens e mulheres que têm uma causa e um propósito e isso faz toda a diferença para que a Natura continue investindo e acreditando neste Prêmio”, afirma Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura.

O programa cresce a cada ano e desde seu lançamento já mapeou e deu visibilidade para mais de três mil iniciativas de Consultores sendo que destas, 51 foram reconhecidos pelo prêmio. Em 2015, além dos 15 ganhadores, todos os participantes puderam ter sua ação divulgada na plataforma, tendo a oportunidade de serem acolhidos pela Natura ou por toda uma rede comprometida com o bem social.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e de produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.

 

A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*