365 dias de solidariedade

Cibele Nardi
Foto / Divulgação

A solidariedade deve estar aliada à vontade de ajudar o próximo, não somente em datas como Páscoa e Natal

 

O período que antecede as comemorações da Páscoa e Natal comumente desperta o sentimento de solidariedade nas pessoas e desencadeia campanhas para ajudar o próximo. Porém, no resto do ano, esse tipo de ação fica em segundo plano e poucas iniciativas recebem o apoio necessário.

Segundo a Life Coach Cibele Nardi, para manter o hábito de ajudar o próximo, não somente em ocasiões especiais, é importante refletir sobre o significado dessas datas e quais são os sentimentos que elas despertam no indivíduo.

“Ao doar chocolates às crianças carentes no período da Páscoa qual é a sensação obtida? Gratidão? Amor ao próximo? Depois de compreender o que realmente acontece conosco nesse período, então é necessário avaliar o quanto é saudável, para cada um de nós, vivermos em uma sociedade que se move em direção ao próximo, que zela uns pelos outros e como seria se cada indivíduo carregasse consigo esse sentimento e comportamento durante todo o ano”, explica Cibele.

A ideia é conscientizar as pessoas, as famílias e a sociedade como um todo da necessidade e dos benefícios que existem ao se praticar atos solidários durante todo o ano. “Estar em contato com pessoas menos privilegiadas, que enfrentam dificuldades maiores que as suas, torna as pessoas menos egoístas e faz com que elas passem a valorizar mais suas vidas e minimizar seus problemas. Além disso, ajudar o próximo desperta uma sensação de dever cumprido, por não estar omisso às dificuldades e sofrimento alheio”, acredita a Life Coach.

Apesar de muitas pessoas utilizarem a falta de tempo como desculpa para não se dedicarem a projetos solidários, Cibele acredita que problemas com agenda são facilmente resolvidos com um pouco de planejamento. “Há diversas formas de ser solidário e algumas não requerem tempo. Podemos doar nossos talentos, nosso amor, um abraço, um ensinamento, ou recursos financeiros”, diz.

Segundo Cibele, o importante é contribuir e receber em troca o sentimento recompensador que movimente a solidariedade e traga benefícios tanto para quem é ajudado como para quem ajuda o próximo.

 

Sobre a Life Coach Cibele Nardi:

Cibele Nardi é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, maior referência em Coaching no Brasil. Proprietária da empresa do ramo de coaching e treinamento High Places Coaching Brasil. Cibele é graduada em Teologia e também tem experiência na área de gestão financeira.

 

Serviços:

High Places Coaching Brasil

Cibele Nardi – life coach

Email: contato@cibelenardicoach.com.br

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*