ATO PÚBLICO EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA

Na última quinta-feira (30), na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais,  foi realizado o primeiro Ato Público em Defesa da Liberdade Religiosa. O ato teve início com a palestra do Dr. Acyr de Gerone, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná.

Estiveram presentes:  O  prefeito de São José dos Pinhais Luiz Carlos Setim, o vice-prefeito Toninho da Farmácia; os vereadores Professor Abelino, Lucia Stoco, Luiz Paulo, Tadeu Carmargo e Gastão Vosgerau; o presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélico de São José dos Pinhais (Conpas), pastor Arno Pauls; o presidente da Estaca da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias de São José dos Pinhais, Luis Fernando Ogebowsky; o Ogan do Barracão de Candomblé de SJP e a Zeladora do mesmo Barracão de Candomblé, Eloar Leite, (Zeladora é a líder espiritual do Candomblé, a mãe de santo), Carlos Roberto Leite; o representante da comissão de Direitos e Liberdade Religiosa da OAB, Allan Kardec Carvalho Rodrigues e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, a historiadora, Maria Angélica Marochi,  a artista plástica e colunista Katia Velo e religiosos de várias representantes de várias religiões.

O Ato Público em Defesa da Liberdade Religiosa, evento inter-religioso, teve como objetivo compartilhar o tema e sensibilizar a opinião pública em torno do diálogo inter-religioso entre as mais diversas manifestações de fé em nossa cidade. O direito à liberdade religiosa é um dos direitos humanos fundamentais e faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Centro de Pesquisas Pew – renomado instituto de pesquisa norte americano – revela o desafio de se conviver num mundo plural, em que a intolerância religiosa ainda está presente em vários países do mundo:  Em 2013 cerca de 5 bilhões de pessoas, ou seja: 77% da população do mundo – viviam em países com restrições altas ou muito altas à liberdade religiosa.

O Brasil é mundialmente reconhecido como um país cuja sociedade tem como características naturais a tolerância e o respeito à diversidade. Mesmo assim, de tempos em tempos, vemos ganhar destaque nos noticiários, episódios tristes de intolerância religiosa.

A garantia dos direitos à liberdade religiosa precisa ser constantemente lembrad ae devemos compreender que o livre direito à crença ou mesmo a não crer é uma questão, que depende de governos, sociedade civil e também das próprias religiões.

A mesa, antecipadamente, foi enviado uma questão: que outras ações sua denominação tem realizado em defesa da liberdade religiosa? O que pode ser feito coletivamente?

No dia 17 de junho de 2015, em Brasília, representantes de 37 entidades religiosas entregaram uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei 1219/2015, que cria o Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e ao Vice-Presidente da República.

 

 

.

2 Comments on ATO PÚBLICO EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA

  1. Obrigada, Katia Velo, sempre atenta aos acontecimentos importantes da cidade. Este evento só cumpre o objetivo ao despertar nas pessoas a importância da liberdade religiosa como direito fundamental e fazê-las refletir, compartilhar e agir na defesa desse direito.

  2. Querida MARINA!
    É um privilégio poder colaborar com uma ação tão importante e tão urgente quanto esta. Conte comigo! Parabéns pela organização do encontro e obrigada pelo convite! Abraço, Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*