1ª Edição de Mostra das Artes do Vídeo chega à Cinemateca de Curitiba em novembro
A argentina Gabriela Golder e o mineiro Paulo Nazareth são os artistas convidados
A Cinemateca de Curitiba recebe, de 1 a 3 de novembro, o Cinestesia – Mostra Latinoamericana das Artes do Vídeo. O evento gratuito une cinema e museu em um único espaço unindo os temas corpo, tecnologia e natureza. Para os três dias de interação, a curadoria traz a exibição de Mostras de Vídeos, Mesas de Comunicação, uma oficina de Criação com a Artes do Vídeo e uma apresentação de video mapping – técnica que usa a projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Na abertura, a mostra recebe os renomados artistas Gabriela Golder e Paulo Nazareth.
A Mostra é uma provocação para que o público reflita sobre os riscos reais do modelo de vida exploratório que já vem dando sinais reprováveis há tempos. Essa reflexão, é disparada pelo eixo tema que envolve o corpo, o bioma e suas relações.
Cada dia da mostra, assim como a tríade tema que sustenta o Cinestesia, “compõe um panorama constituído pelos artistas Gabriela Golder e Paulo Nazareth, juntamente às obras selecionadas de artistas iniciantes e somado a sessão Ecoperfomace, permite o diálogo de três vertentes que convergem para as urgências da contemporaneidade”, assim destacado por Douglas Carvalho dos Santos, curador e coordenador do Cinestesia.
Segundo Arícia Machado, diretora artística e curadora da Mostra, “assistir às três sessões renovam nossas inspirações e energias para agir”. E ressaltou que já “são muitos os festivais e exposições mundo afora que têm se guiado pelos temas urgentes que se apresentam no Cinestesia”.
A artista Gabriela Golder é conhecida por seu trabalho com vídeo, instalações e intervenções site specific, explorando questões de memória, identidade e o mundo do trabalho. Paulo Nazareth é um artista icônico e suas obras abrangem a união de diferentes referências em prol de um relacionamento plural entre a historiografia estética brasileira e o caminho de volta do homem às suas origens.
A última sessão terá curadoria do Cinefestival Internacional de Ecoperformance e propõe uma forma mais específica de audiovisual, trazendo obras internacionais que fecham a experiência de se descobrir como parte de um todo.
Cinestesia chega com a proposta de ser sensorial e latente, movimentar o espaço do cinema e do museu para potencializar a expressão, ampliar a comunicação e o conhecimento sobre o que podemos encontrar nas artes do vídeo hoje. O evento contará com algumas sessões acessíveis em Libras e Audiodescrição. Mais informações disponíveis na página do Instagram da Mostra.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal – Lei Paulo Gustavo.
Quando: 01 a 03 de novembro de 2024.
Onde: Cinemateca de Curitiba
Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro
Instagram: https://www.instagram.com/mostra.cinestesia/
PROGRAMAÇÃO
01 de novembro de 2024 – Sexta-feira
- 18:30 – 19:30 – Coquetel e Abertura (Saguão e exteriores)
- 19:30 – 20:30 – Sessão 1 – Cinestesia (Sala de Cinema)
- 20:30 – 21:45 – Mesa Expresso dos Sentidos (Sala de Cinema)
- 18:30 – 21:45 – Vídeo-instalação para visitação – artista Gabriela Golder (Sala de Cursos)
02 de novembro de 2024 – Sábado
- 18:30 – 19:45 – Sessão 2 – Novos Sentidos (Sala de Cinema)
- 19:45 – 21:00 – Mesa Novos Sentidos (Sala de Cinema)
- 17:30 – 21:30 – Vídeo-instalação para visitação – artista Gabriela Golder (Sala de Cursos)
03 de novembro de 2024 – Domingo
- 16:00 – 17:00 – Reprise Sessão 1 – Cinestesia (Sala de Cinema)
- 18:30 – 19:45 – Sessão 3 – Ecoperformance Festival (Sala de Cinema)
- 19:45 – 21:00 – Mesa CineFestival Internacional de Ecoperformance (Sala de Cinema)
- Encerramento
- 15:30 – 21:30 – Vídeo-instalação para visitação – artista Gabriela Golder (Sala de Cursos)
Mais informações: www.instagram.com/mostra.cinestesia/
Ana Claudia Justino
Deixe um comentário